Esse amorzinho de livro chegou aqui na caixinha VIB (uma caixinha que a editora manda para alguns influenciadores, com os futuros lançamentos) do Grupo Editorial Record no mês passado. É uma cópia antecipada, pois o livro será lançado em breve (30/04), então preparem-se para grandes emoções.
Sinopse do livro:
Na Praga do pré-guerra, Lenka, uma jovem estudante de arte, apaixona-se por Josef, um médico recém-formado. Casam-se, mas, pouco tempo depois, como tantas outras famílias, são separados pela guerra. Na América, Josef torna-se um obstetra bem sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido. Mas, no campo de Terezín, Lenka sobrevive graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca mais voltar a ver. Do conforto da vida em Praga antes da ocupação aos horrores da Europa em guerra, Um Amor Perdido explora a resistência do primeiro amor e do espírito humano e a capacidade de sobreviver.
Os dois personagens principais dessa história são Josef e Lenka. Eles são judeus e se conhecem ainda muito novos, na faculdade, e o que no começo é uma amizade, vira um grande amor. Só que em meio à guerra, a família de Josef consegue um visto/passagem para ir morar nos EUA, o que não acontece com a família da Lenka. A menina então decidi ficar com sua família e se despedir de seu grande amor, com a promessa de que um dia eles voltariam à se encontrar.
Os dois personagens principais dessa história são Josef e Lenka. Eles são judeus e se conhecem ainda muito novos, na faculdade, e o que no começo é uma amizade, vira um grande amor. Só que em meio à guerra, a família de Josef consegue um visto/passagem para ir morar nos EUA, o que não acontece com a família da Lenka. A menina então decidi ficar com sua família e se despedir de seu grande amor, com a promessa de que um dia eles voltariam à se encontrar.
Lenka em meio aos nazistas conseguia sobreviver pela sua profissão. Como ela era artista plástica, começou a fazer postais e desenhar mapas para os nazistas, assim tornando a vida/presença dela importante, o que a fez se livrar de estar no campo de concentração. Esse seu dom é que a deixa viva diante da guerra, onde foram mortos milhares de pessoas. Ao mesmo tempo, Josef sem conseguir se comunicar com sua amada, e já achando que ela estaria morta, já que ficou sabendo que ela tinha sido enviada para o campo de concentração, decide continuar sua vida. Ele se casa com Amélia e tem filhos, apesar de ainda pensar em Lenka.
Só que, depois de alguns anos a guerra passa, Lenka se muda para os EUA e também constitui família, já que achava que nunca mais iria encontrar seu grande amor. Em uma grande surpresa, no casamento de sua neta, ela dá de cara com Josef novamente, e aí.. você vai ter que ler o livro para saber o resto da história.
Não leio muitos livros que se passam no tempo da guerra, mas essa foi uma experiência bem interessante e tocante. Enquanto o leitor se aprofunda na história, ele também se aprofunda em todos os sentimentos que estão ao redor daquelas situações, que foram muitas vezes muito tristes. Existe um romance presente à todo momento, um casal que se ama mesmo longe, mas acredito que a autora quis mostrar muito mais que isso, muito mais sentimentos que estiveram presentes na vida de quem passou pela guerra. Tanto que o romance quase fica em segundo plano.
A história é bem rica em detalhes e a edição tem tudo para emocionar muito. Os capítulos vão intercalando entre a Lenka e o Josef, então conseguimos ver ao mesmo tempo como a vida vai indo para cada um. Recomendo a leitura, principalmente para quem gosta de histórias assim, mais dramáticas junto com um bom romance de fazer suspirar e emocionar.
Sobre a autora:
Alyson Richman é autora best-seller internacional The Last Van Gogh. Seus romances já foram publicados em dezoito idiomas. Um Amor Perdido foi vencedor do prêmio Long Island Reads em 2012, eleito um dos melhores livros daquele ano e encontra-se em processo de adaptação para o cinema. Richman vive em Long Island com o marido e dois filhos.
................................................................
Editora: Bertrand Brasil
Autora: Alyson Richman
336 Páginas
COMPRE O LIVRO NA AMAZON CLICANDO AQUI
................................................................
COMPRE O LIVRO NA AMAZON CLICANDO AQUI
................................................................
Esse livro parece super bacana! Adoro livros que são passados na época da guerra e esse me chamou a atenção!
ResponderExcluirBeijo!
Cores do Vício
que fotos mais lindas vc tirou com essa paleta de tintas! e eu adoro romances de época como esse, adorei conhecer
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Esse livro deve ser lindo demais!
ResponderExcluirFiquei bem curiosa pra ler <3
Beijos
barbfurtado.blogspot.com
Oiii Monique
ResponderExcluirAs fotos estão lindas. Apesar de não ler muito histórico, acho que esse deve ser bem tocante mesmo pois todas as resenhas estão elogiando bastante a trama toda e os personagens. Vamos ver se qquer dia me animo em conferir.
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com
Livros sobre a guerra sempre me deixa triste, nunca consegui ler O menino do pijama listrado por isso :(
ResponderExcluirO livro fala muito sobre a guerra em si ou é mais leve em relação a isso?
Nanda, Gravado na Memória
Oi, Monique.
ResponderExcluirEu recebi esse livro no início da semana. Achei que nem fosse receber, lembra? E lembro que te disse que não tinha muito interesse. Mas já li coisas boa sobre ele e a sinopse bem me interessou.
Vou ler e vamos ver se gosto.
- Bjux,
Diego || Blog Vida & Letras ♥ @vidaeletras
www.vidaeletras.com.br
Olá, que fotografias lindas! Quando comecei a ler sua resenha me lembrei do livro Um dia, que tem uma história bem diferente mas o fato dos personagens se separarem, mudarem e tal, me lembrou este livro, rs. A história parece ser realmente bem bacana e parece prender o leitor.
ResponderExcluirUm beijo
Yasmim Gil| http://yasmimgil.blogspot.com.br ♥
Oi Monique, tudo bem? Eu não gosto tanto de historias dramáticas, mas essa parece tão bem construída e a parte do romance super em chama atenção, então quero conferir!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
nice photos!!!
ResponderExcluirhttp://the-fight-for-a-dream.blogspot.com/2017/10/w-pogoni-za-cisza.html
Oi, Monique! Já tinha ouvido falar sobre o livro mais "por cima". Foi muito bom ler mais sobre ele assim. Fiquei morrendo de vontade de ler, agora!
ResponderExcluirBeijo!
www.controversos.com
Olá, Monique.
ResponderExcluirEu amo livros que se passam na segunda guerra e esse me parece que vai ser mais uma linda história que vou amar. Se der vou ler com certeza.
Prefácio
Oi Monique!
ResponderExcluirNunca ouvi falar desse livro, mas costumo não curti muito esses romances históricos. Eu não consigo ter paciência. Mas o envolvimento da Lenka e da Josef parece interessante. Quem sabe no futuro.
Abraços
David
http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/
Oi, Monique
ResponderExcluirEu acho que vou amar muito essa história apesar dela ser ambientada em um período que eu não gosto muito. Pena que minha VIB está perdida em algum lugar desse Brasilzão! Hahahaha
Beijos
- Tami
https://www.meuepilogo.com
Nunca li um livro que se passa no tempo de guerra, mas esse parece ser bem bonito e interessante.
ResponderExcluirGosto de histórias de drama, mas não curto muito romance e tals...
https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/
Eu fico muito encantada com as fotos que você tira dos livros, a composição das fotos são bem criativas e a edição é linda ❤
ResponderExcluirwww.blogsereiando.com
Olá Monique! Tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas me parece ser uma história bem intensa.
Obrigada pelo comentário lá no blog.
Volte sempre!
~ miiistoquente
Não conhecia o livro, mas fiquei curiosa pela história.
ResponderExcluiros relatos de uma jornalista
Oi
ResponderExcluirque bom que curtiu a história e que ele te tirou um pouco da zona de conforto, gosto de livros que se passam na guerra e fiquei bem curiosa com esse.
http://momentocrivelli.blogspot.com
Amei a resenha e essa foooooto, arrasou :D
ResponderExcluirhttp://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/
Oi Monique, tudo bem?
ResponderExcluirEsse livro parece emocionante! E achei legal que os personagens principais se reencontrem velhinhos, é raro achar essa faixa etária em livros.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Tá rolando sorteio de Warcross, da Marie Lu, no Instagram. Participe! <3
Adorei a história do livro.
ResponderExcluirBoa semana!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Até mais, Emerson Garcia