Já começamos essa edição bolso de luxo da Editora Zahar descobrindo algumas curiosidades e diferenças sobre os dois contos apresentados na obra. O original e aquele mais parecido com os filmes da Disney. Também ficamos sabendo um pouco (na introdução, antes de começar os contos) da suposta história real, de um homem que tinha uma doença que fazia ele ter muitos pelos em todo corpo, e que acreditam que foi a inspiração para o surgimento da história.
Sinopse do livro:
A versão original do clássico que inspirou o novo filme da Disney, estrelado por Emma Watson Adaptado, filmado e encenado inúmeras vezes, o enredo de A Bela e a Fera vai muito além da jovem obrigada a casar com uma horrenda Fera que no final se revela um lindo príncipe preso sob um feitiço. Nessa edição bolso de luxo da coleção Clássicos Zahar você encontra reunidas duas variantes da história. A versão clássica, escrita por Madame de Beaumont em 1756, vem embalando gerações e inspirou quase todos os filmes, peças, composições e adaptações que hoje conhecemos. A versão original, que Madame de Villeneuve publicara em 1740, é de uma riqueza espantosa, que entre outras coisas traz as histórias pregressas da Fera e da Bela e dá voz ao monstro para que ele mesmo narre seu destino. Toda em cores e ilustrada, essa edição conta com ótima tradução do premiado André Telles, uma apresentação reveladora e instigante assinada por Rodrigo Lacerda e cronologia das autoras. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.
Eu fiquei muito alegre de conhecer a escrita original do conto, que é de 1740. Conseguimos notar grandes diferenças entre esse e a versão que conhecemos. A primeira sensação é que a original tem mais conversas e partes que dão "corpo" a história, mas que não necessariamente mudam ela, então as outras versões decidiram tirar essas partes. Mas não é bem assim. Se você for ler com atenção, a história é bem mais complexa e nos faz questionar sobre muito mais coisas do que o simples amor pela beleza, como no conto que conhecemos.
Também notamos que antigamente o conto continha palavras "rebuscadas" e que isso foi mudado nas outras versões, acredito eu, pela mudança de foco, que agora os contos são mais para crianças e antes não eram, e também pela atualidade, pois agora não usamos mais com tanta frequência, no nosso vocabulário essas palavras mais requintadas.
Uma coisa bacana que tem quase no final do conto original é a história por trás do que aconteceu para a fera ter sido "enfeitiçada" (amaldiçoada) pela fada. É bem chocante e até nos faz questionar sobre quem é o vilão afinal?! As fadas (sim, aqui no conto original são mais do que uma), tiveram um papel muito importante nessa versão do conto. Podemos dizer que quase todas a história foi por causa delas, mas bem mais profundamente que só por uma maldição. Tem um jogo de manipulação e poder louquinho ai, que até da para duvidar do amor do casal, aquele que fomos convencidos que existia na versão da Disney.
Eu recomendo para todos a leitura deste livro, porque ele é super completo contendo os dois contos e o original é riquíssimo em detalhes que não conhecemos e que com certeza tiveram grande influência na criação dos nossos antepassados e são carregados de grandes ensinamentos, ou no mínimo, fazem nós questionarmos varias coisas e acontecimentos da vida.
Sobre a edição:
A edição bolso de luxo é perfeita para a "coleção". Com capa dura e em um tamanho menorzinho, traz um acabamento impecável. As folhas são amareladas, a diagramação é boa e também possuí algumas ilustrações dos antigos contos, o que deu um toque super especial para a edição.
Jeanne-Marie Leprince de Beaumont (1711 - 1780) foi uma romancista francesa, conhecida pelo conto A Bela e a Fera. Entre 1750 e 1755 publicou uma série de antologias de histórias, contos de fadas, ensaios e anedotas: Le magasin des enfants (1757), Le magasin des adolescents (1760), Le magasin des pauvres (1768) e Le mentor moderne (1770). Cada uma dessas coletâneas destinava-se a incutir virtudes sociais em crianças e jovens. Baseou sua versão de A Bela e a Fera numa outra muito mais longa publicada por Madame de Villeneuve em 1740. Sua versão resumida, que se tornou parte do cânone do conto de fadas ocidental, exalta a diligência, a abnegação, a bondade, a modéstia e a compaixão como as virtudes fundamentais para moças.
Sobre as autoras:
Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve (1695 — 1755) é uma escritora francesa e autora da mais antiga versão da fábula A Bela e a Fera. Suas principais influências são Madame d'Aulnoy, Charles Perrault e outros autores preciosistas. A primeira versão de A Bela e a Fera foi publicada no La jeune ameriquaine, et les contes marins contendo mais de cem páginas envolvendo uma fera genuinamente selvagem. Sua versão foi re-escrita e publicada por Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, tornando-se esta a versão mais comum.Jeanne-Marie Leprince de Beaumont (1711 - 1780) foi uma romancista francesa, conhecida pelo conto A Bela e a Fera. Entre 1750 e 1755 publicou uma série de antologias de histórias, contos de fadas, ensaios e anedotas: Le magasin des enfants (1757), Le magasin des adolescents (1760), Le magasin des pauvres (1768) e Le mentor moderne (1770). Cada uma dessas coletâneas destinava-se a incutir virtudes sociais em crianças e jovens. Baseou sua versão de A Bela e a Fera numa outra muito mais longa publicada por Madame de Villeneuve em 1740. Sua versão resumida, que se tornou parte do cânone do conto de fadas ocidental, exalta a diligência, a abnegação, a bondade, a modéstia e a compaixão como as virtudes fundamentais para moças.
................................................................
Editora: Zahar
Autor: Madame de Villeneuve e Madame de Beaumont
Assunto: Literatura Clássica
Páginas: 400
Para comprar: clique aqui
................................................................
Páginas: 400
Para comprar: clique aqui
Avaliação da Leitura:
................................................................
A primeira coisa que eu preciso dizer sobre este livro é que a capa é linda.E em segundo lugar é que eu fiquei bastante curiosa para saber mais sobre os outros fatos presentes no livro que não foram abordados no filme e nem no desenho.
ResponderExcluirwww.paginasempreto.blogspot.com.br
Beijos
amo! e o filme ficou lindo demais
ResponderExcluirbeijos
http://www.julialisblog.com/
Que lindas as ilustrações, achei essa edição uma graça!!!
ResponderExcluirEu até agora não vi o filme, nem o novo e nem o original, acredita? Sou meio alheia à essas histórias de princesas hahaha mas acho que deve ser super legal ler o original, mas meio difícil por causa das palavras antigas, como citou. Quando a Disney compra esses direitos e começa a produzir filmes sempre muda alguma coisa e deixa a história toda mais fofa, mas é sempre interessante ver aquelas que são baseadas :D
ResponderExcluirBeijinhos
http://tipsnconfessions.blogspot.com
ai que lindeza! sou mt apaixonada pela historia e essas ilustrações estao demais
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Nossa, essa edição é maravilhosa.Gostei de saber que nesse livro, desse jeito, ainda tem mais coisas para descobrirmos.Esses contos de fadas sempre deixam algo que não sabemos né?
ResponderExcluirIncrível :)
beeijão ^^
http://www.carolhermanas.com.br/
Olá, Monique.
ResponderExcluirEu amo essas edições da Zahar, tenho várias aqui em casa. Mas não gosto muito delas serem pequenas, fica diferente na estante hehe. Acho que a versão original dos contos de fadas eu só li a da Branca de Neve, então desconheço essa. Por isso achei interessante a edição conter as duas.
Prefácio
Que legaal esse livro!! Ainda não tinha visto nenhuma resenha da história real da Bela e a Fera, achei super interessante e fiquei super curiosa!! Adorei!!
ResponderExcluirBeijoooos
Yanna Karim
Oi Monique, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirEssa é uma das minhas histórias preferidas. Mas ainda não tive a oportunidade de ler a versão original. Você me deixou bem nervosa agora, pois não conhecia essa parte final de quem está por trás do que aconteceu com a fera. E fiquei mais animada ainda por saber que a história é mais complexa do que a que conhecemos. Achei a edição linda, com essas ilustrações e capa dura. Estou louca para ler. Sua resenha ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Eu sou apaixonada por Bela e a Fera e nunca vou me cansar de ler todos os livros que tenham a ver com a história, rs Bjs
ResponderExcluirwww.mayaravieira.com.br
Oi! Que interessante ter outras visões da história. Essa edição está muito bonita. Bjos ❤
ResponderExcluirClick Literário
Oi Monique!! Eu sempre acho os contos de fadas originais perturbadores hehehehehhe adorei as comparações que vc mostrou e a edição parece estar um luxo!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Sorteio A guerra que salvou a minha vida
Não conhecia essa versão do conto ainda nao, mas me interessei bastante.
ResponderExcluirAté mais,
Emerson Garcia
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Obrigado querida :D
ResponderExcluirJá registei a dica :D
Gostei imenso das ilustrações :) Adoro filmes que dão lugar a livros +,+
NEW OUTFIT POST | DON’T FORGET YOUR FOCUS!
Instagram ∫ Facebook Oficial Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Amei a dica do livro, eu estava querendo mesmo saber dica dele antes de comprar me convenceu.
ResponderExcluirÓtima resenha.
Beijos da Kah
Blog Mundo da Kah
Canal Blog Mundo da Kah
Oi Monique. Tudo bem???
ResponderExcluirQue livro lindo, adorei!!!
Beijinhos;
Débora.
http://derbymotta.blogspot.com.br/
Que bela dica, desculpa o trocadilho rs.
ResponderExcluirKisses
Oi, Monique.
ResponderExcluirAcho que faz tempo que não venho aqui porque o blog esta com carinha nova.
Amei o livro, a edição está belíssima.
Beijo
Te Conto Poesia ♥
Confesso que essas edições dá Zahar me dão muita vontade de ler os livros mais clássicos. Li Peter Pan e Alice nessa edição, e são maravilhosos. A bela e a fera está sendo super comentado por causa do filme é creio que mais pessoas vao ter acesso ao livro. Sos, EU estou nesse meio hahaha
ResponderExcluirConheci o Blog hoje e adorei.
Beijos!
Whoosthatgirrl.blogspot.com
Ai adorei a resenha, ainda não parei pra ler mas vou colocar na minha listinha!
ResponderExcluir♡ Blog da Ju ♡
Beijoos!
Dica eotima do livro, obrigado pela visita.
ResponderExcluirBlog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM
Oi Monique, tudo bom?
ResponderExcluirAi que coisa mais LINDA essa edição. Zahar sempre acabando com o meu bolso e coração </3 ainda choro porque não consegui comprar Os Três Mosqueteiros em capa dura deles, mas vou fazer isso logo ou não me chamo Denise!
Amo A Bela e a Fera e toda e qualquer releitura, original ou filme ou whatever é bem-vindo na minha vida.
Beijos,
Denise Flaibam.
www.queriaestarlendo.com.br
Oi
ResponderExcluirdesdo lançamento estou namorando essa edição, mas ainda não consegui comprar ele.
Bom saber que trás duas versões e as ilustrações parecem ser bonitas. Fiquei com mais vontade ainda de comprar esse livro.
momentocrivelli.blogspot.com.br
Aaawn que lindo *U*
ResponderExcluirBeijos,
www.thalitamaia.com
Acredita que eu nunca li A Bela e a Fera? Eu sei, é vergonhoso!
ResponderExcluirBom, eu estou louca por essa edição, achei muito linda!
E sim, eu adoro saber sobre a versão original. Gosto de ter este realismo daquele clássico ao qual estamos acostumados.
Amei as fotos e só me fizeram querer ler ainda mais o livro!
Magia é Sonhar
Eu não sou muito chegada em contos de fada, mas como se trata da história original, e ainda mais com uma capa espetacular dessa, eu até daria uma chance! Depois de ler uma porção de adaptações de A Bela e a fera, você percebe com clareza as diferenças, né? Como inclusive o mundo evoluiu, já que os questionamentos e reflexões de antes não são os mesmos dos encontrados nas adaptações atuais. Uma coisa ou outra, mas não todas
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br
Eu amo ler. Ler A Bela e a Fera deve ser sensacional, pois eu amo o filme!
ResponderExcluirlindo seu blog!
Beijinhos,
❤
http://issoeoqueamo.blogspot.com.br/
@myla.barbosa
A história pode ser a mesma, mas a roupagem e a versão está tão diferente que instiga querer ler novamente o clássico.
ResponderExcluirAdorei a indicação!
Beijos
http://www.cherryacessorioseafins.com.br/
Oi, Monique!
ResponderExcluirGente, que tudo essa edição. Não sabia que havia a história original nela também. Sempre tive curiosidade em saber como tudo começou de verdade.
Beijos
Balaio de Babados
Participe do #Sorteio1KSeguidores
Oi moça!
ResponderExcluirComprei esse livro pois precisava dele na minha estante!rs Ele está maravilhoso, mas ainda mais maravilhoso ficou esse post. Amei a forma como destacou tudo, principalmente nas fotos!
Super beijo
Má
Resenhando por Marina