Uma história que deveria ser lida e interpretada/discutida por todos, nem que fosse nesta versão mais resumida e em quadrinhos, que aliás, está linda! Vem conhecer comigo um pouquinho mais sobre essa edição ilustrada de A Revolução dos Bichos, publicado pela Editora Companhia das Letras.
Sinopse do Livro:
Odyr passou os últimos anos envolvido numa empreitada desafiadora: transformar em quadrinhos um dos maiores clássicos da literatura mundial, A revolução dos bichos. Em tinta acrílica, fazendo com que cada página se tornasse uma verdadeira obra de arte, Odyr deu forma à narrativa de George Orwell ― e a personagens antológicos como os porcos Napoleão e Bola-de-Neve. Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945, essa breve narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. Mas não só. Mais de sessenta anos depois, A revolução dos bichos se tornou uma alegoria universal sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão de grandes ideias e projetos de revolução política.
Eu sempre tive muita curiosidade em ler esta história. Tão comentada e indicada. Quando recebi essa HQ da Companhia das Letras (selo Quadrinhos na Cia) fiquei muito feliz, porque mesmo resumidamente, enfim leria.
Em linhas gerais, a história conta a vida de um grupo de animais de uma fazenda, que acreditam que estão sendo explorados pelo homem (dono do lugar), e decidem fazer uma rebelião para viverem por conta própria, sem serem escravizados pelos humanos. Quem toma a decisão de tudo isso é um porco ancião, que ao perceber que está no fim da vida, decide começar a Revolução dos Bichos.
Só que, quando o porco ancião morre, outros porcos mais novos decidem tomar o poder e serem os líderes dos outros animais. O problema que a medida que a história passa, os porcos que no começo lutavam por uma causa de todos, começam a se comportar diferente.
Contando assim até pode parecer uma história fantasiosa de animais e pessoas. Mas nem perto disso. Aqui temos uma fábula distópica que vai mostrar para o leitor (nas entrelinhas), muito sobre política, sobre liberdade, sobre promessas e toda essa parte que compõe a democracia. Os mecanismos do poder e o quanto somos manipulados.
Acredito que a história, mesmo tendo sido publicada em 1945, é muito atual e pode ser aplicada como um conscientizador em vários setores da nossa vida, como sociedade, trabalho, sistema político, etc.
Me surpreendi muito com a edição que traz ilustrações feitas à mão. Fico imaginando o trabalho que deu para criar todas essas artes, e que muitas vezes nem valorizamos como deveríamos. O primor das ilustrações, com certeza deve ser valorizado e aplaudido. Sem contar na impressão muito bem feita com escolha do papel bom para as páginas e capa.
Ler esse livro foi com certeza uma experiência incrível que só me deixou com mais vontade de ler a obra na íntegra (livro de mais ou menos 100 páginas). Uma história que faz qualquer leitor pensar e se questionar sobre algumas coisas. E quando isso acontece, nosso intelecto aumenta. E eu adoro!
Sobre o autor:
George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em 1903, na Índia, onde seu pai trabalhava para o império britânico, e estudou em colégios tradicionais da Inglaterra. Jornalista, crítico e romancista, é um dos mais influentes escritores do século XX, famoso pela publicação dos romances A revolução dos bichos (1945) e 1984 (1949). Morreu de tuberculose em 1950.
Sobre o ilustrador:
Odyr nasceu em Pelotas, em 1967. É autor de dois livros como desenhista – Copacabana, com roteiro de Lobo, e Guadalupe, com roteiro de Angélica Freitas. Participou das coletâneas Irmãos Grimm em Quadrinhos, Dias Negros (Argentina) e MSP 50. Publicou quadrinhos e ilustrações na Folha de S. Paulo, O Globo, Le Monde Diplomatique Brasil, Público (Portugal) e nas revistas Vida Simples, Trip, entre outras.
Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!
Fantastic post!
ResponderExcluirKisses ...Dilek .
Nossa que bacana
ResponderExcluirótimo para ensinar crianças
Beijos
www.yasminsodre.com
Eu li A Revolução dos Bichos e entendi todas as metáforas e entrelinhas, mas em questão de entretenimento, confesso que não gostei do livro. Mas, nem por isso eu deixaria de conferir a história em HQ, só um pouco do que vc mostrou, já achei lindas as ilustrações em aquarela.
ResponderExcluirBeijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Olá! Esse livro é fantástico, as ilustrações são ótima!
ResponderExcluirAdorei!
bjs
http://www.modaimagem.com.br/2019/01/dicas-para-quem-vai-comprar-um-anel-de.html
Essa edição deve ser incrível. Fiquei com vontade de ler.
ResponderExcluirBoa semana!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Eu não li o livro, mas parece ser uma abordagem legal com um viés diferente né, parece ser bem legal.
ResponderExcluirJá li muitas resenhas positivas sobre esse livro, ainda não conheço, mas quero compra-lo! Adorei sua resenha.
ResponderExcluirwww.kailagarcia.com
tai uma distopia que ja virou um classico que sempre quis mt ler, a tematica com certeza é incrivel e eu adorei conhecer essa versao em HQ tbm
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Oi Monique!
ResponderExcluirEu tenho muita curiosidade em ler essa obra, realmente parece trazer temas bem importantes como política e liberdade. Espero ter a oportunidade de ler essa obra. Adorei as ilustrações e de fato é algo que não é muito valorizado, infelizmente.
Beijos
www.lendoeapreciando.com
OI Monique
ResponderExcluirEu tentei ler o livro na íntegra e a leitura não fluiu, mas esta HQ está maravilhosa, fiquei com vontade de ler neste formato. Amei as ilustrações.
Beijinhos
https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/
Oi Monique,tudo bem?
ResponderExcluirQue livro lindo! Que riqueza de detalhes,deve encher os olhos de ler uma coisa linda dessa.Já ouvi muito sobre esse livro,mas nunca peguei pra ler,vou anotar ele no meu skoob,adorei sua resenha.
Bj.
http://blogcarolarruda.blogspot.com
@blogcarolarruda
Oi Monique, tudo bom?
ResponderExcluirMe despertou uma certa curiosidade lendo sua resenha sobre o livro, deve ser uma experiência incrível <3
Beijos!
vitoriamartini.com
Olá, Monique.
ResponderExcluirSempre vejo o povo elogiando esse livro, mas até agora não consegui ler ele. Essa HQ me interessou muito, mas dai vi o preço e quase cai de costas hehe. Mas assim que aparecer uma promoção pretendo comprar.
Prefácio
É um clássico da literatura tem uma animação bem legal, é antiga decaa de 70 eu acho mas é muito boa
ResponderExcluirNesse site
Oi
ResponderExcluireu adorei as ilustrações, que bom que recebeu e teve a chance de ler ele. Eu preciso tomar vergonha na cara e ler também, mas acabo deixando passar e não compro o livro; o pessoal sempre comenta que é uma história atual ainda mais pelo cenário da politica de hoje.
http://momentocrivelli.blogspot.com
Oie!
ResponderExcluirEu amei muito o livro na íntegra, acho que você vai gostar também. É muito recente e nos faz refletir bastante. Quero muito esse quadrinho, está lindo demais! Tenho certeza que vale a pena.
Beijos
Our Constellations
Olá Monique, tudo bem? =)
ResponderExcluirSempre tive vontade de ler e assim como você acho que vou dar chance a este quadrinho, que mesmo que seja menor ele mostra o essencial e acho muito bom que tenhamos uma perspectiva para compreender o nosso presente, sendo assim, pensar sobre este tempo em que as coisas estão muito loucas não é mesmo?
Beijinhosss
http://www.4youbooksmania.com
Gostei tanto dessa adaptação que dei para o meu pai ler hahaha E olha que ele não é leitor XD
ResponderExcluirMuito interessante, não conhecia.
ResponderExcluirBj
Esse quadrinho pintado a mão ficou simplesmente incrível! Quero demais lê-lo!
ResponderExcluirBeijo!
Cores do Vício
Eu li esse livro , achei incrível a crítica dele , mesmo fantasiosa traz uma boa reflexão.
ResponderExcluirwww.nataliloure.com.br
Oi Monique! Esse livro tá na minha lista de desejados há um tempo, só leio ótimos comentários sobre ele, mas não conhecia essa versão ilustrada, deve ser muito boa de ler.
ResponderExcluirBeijos, Adri
Espiral de Livros
Que vergonha, eu ainda não li esse livro :(
ResponderExcluirMas sei que é bem famoso e várias pessoas comentam.
Achei MUITO legal esse autor trazer essa história em formato de quadrinhos, fica mais interessante ainda.
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Oi Monique, tudo bem?
ResponderExcluirEu to louca pra ler "A revolução dos bichos" já faz um boooom tempo!
E adorei essa versão com quadrinhos, deixa a leitura bem fluída e didática né?
Beijos
Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=CQMHdUwn1Ec
www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
Olá!!
ResponderExcluirEu li o livro na ultima bienal que teve e devo confessar que mesmo entendendo todas as metáforas e coisas escritas por fora das linhas, eu não gostei. A narrativa é longa e massante, não sei se leria a HQ por conta disso mas que ela é lindo eu não posso negar.
]
Um minuto para o cosmo
Oi
ResponderExcluirUma forma de "ler" uma leitura difícil
Vivam esses animais.
Xoxo
marisasclosetblog.com
Oi Monique.
ResponderExcluirAs ilustrações são linda e realmente são pouco valorizadas.
Gostei de saber sobre a edição.
Bjus
Oi Monique!
ResponderExcluirEu nunca li o livro, mas com certeza quero ler a HQ. Parece muito divertida e ta linda demais.
Abraços
David
http://territoriogeeknerd.blogspot.com/
Oi Monique, td bem?
ResponderExcluirLindas as ilustrações!
É um clássico q eu gostaria de ler tbm!
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Esse livro li na época do meu ensino médio, mas quero muito reler agora! Certeza que será uma experiencia totalmente diferente...
ResponderExcluirEssa edição é maravilhosa 😱