Dois irmãos à procura do pai irão entrar no mundo do espelho e enfrentar grandes perigos para construir sua própria história. Primeiro da trilogia Reckless da autora Cornelia Funke (mesma autora da trilogia Mundo de Tinta) e publicado pela Editora Cia das Letras.
Sinopse do Livro:
John Reckless, pai de Jacob e Will, sumiu sem deixar vestígios. Inconformado, Jacob gasta o dia procurando pistas que lhe deem alguma ideia do seu paradeiro. O garoto vasculha cada cantos do escritório do pai, até que um dia descobre um espelho que servia como um portal para um mundo mágico - um mundo que lhe oferece a perspectiva de liberdade e aventura. Mantendo segredo do seu achado, Jacob passa cada vez mais tempo do outro lado do espelho. Após doze anos, o mundo sombrio se torna seu verdadeiro lar, onde tem amigos e inimigos e é reconhecido como um dos melhores caçadores de tesouros que já existiram por ali. Will, o caçula, sente falta do irmão e estranha aqueles sumiços prolongados. Um dia, consegue burlar sua constante vigilância e o segue através do espelho, ato que tem uma consequência terrível. Ferido pelos goyls - homens frios e violentos, que têm pele de pedra e olhos de ouro -, ele acaba vítima de uma maldição: vai se transformando lenta e dolorosamente em uma dessas sinistras criaturas. Numa corrida contra o tempo, Jacob precisa encontrar o antídoto para o feitiço. Para empreender essa jornada, ele conta com a ajuda da raposa Fox, sua companheira de muito tempo, e Clara, a namorada de Will, que atravessa o espelho para encontrá-lo. Juntos, eles vão enfrentar os perigos e as armadilhas do Mundo do Espelho - antes que seja tarde demais e Jacob perca o irmão para sempre. Povoado por fadas, bruxas, unicórnios e tritões, e tendo cenários como o castelo da Bela Adormecida e a casa de doces da bruxa de “João e Maria”, o mundo criado por Cornelia Funke remete o leitor aos mais conhecidos contos de fadas de todos os tempos. Na narrativa, contudo, a ênfase da autora recai nos aspectos mais sombrios e brutais das histórias, criando-se uma atmosfera ao mesmo tempo familiar e soturna. É nesse mundo que se desenrolam as aventuras dos irmãos Reckless, uma história de maldição, traições e vingança, mas também de coragem, lealdade e amor.
Jacob e Will vivem só com a mãe desde que o pai sumiu misteriosamente. Jacob é o irmão mais velho e sabe que alguma coisa está errada. Mesmo sua mãe dizendo para ele parar de procurar e mexer nas coisas do pai, ele não ouve e em uma noite ele acaba entrando no escritório do pai. Lá, entre várias coisas, uma lhe chama a atenção: Um espelho com uma moldura muito interessante.
Após tocar no espelho ele acaba enxergando um mundo totalmente fantástico ao seu redor. Após essa experiência ele ficou "viciado". Durante toda a infância de Will, Jacob sumia por dias nesse mundo mágico dentro do espelho que ele havia encontrado. O irmão sempre voltava cheio de histórias e com presentes para Will, que se contentava até que as viagens tornaram-se mais longas.
Quando a mãe dos dois morreu, Will decidiu seguir Jacob e entrou junto no espelho. Só que além deles, a namorada de Will também seguiu os meninos para descobrir todo esse mistério. É aí que começa mesmo nossa história, porque Will acaba sendo atacado por um goyl, uma criatura que transforma todos que machuca em pedra.
Agora Will está se tornando um "monstro" de pedra de jade e seu irmão precisa correr contra o tempo, ir atrás da fada negra e tentar negociar sua salvação antes que o irmão vire definitivamente um goyl também. Jacob é o único que conhece o mundo do espelho como ninguém, já que passou muito tempo por lá. Ele até tem uma amiga, a Fux que é uma raposa que consegue virar mulher.
Esse primeiro livro tem uma trajetória de início, meio e fim, mas mesmo assim é bem introdutório à todo esse mundo que a autora criou. Aqui vamos encontrar um mundo que muitas vezes parecerá com o nosso, mas em outras parecerá muito diferente. Vamos também encontrar algumas leves inserções de contos de fadas, como a menção de malévola, o sapatinho de cristal, a roca de fiar, bruxas, anões, etc.
Brigas por poder, Fadas, imperatrizes, casamentos, e toda uma cadeia hierárquica, além de objetos mágicos, nós encontramos nessa história. São muitos detalhes, e estamos só no começo, então nem tem como citar tudo o que acontece. No final a autora deixa uma nova problemática para ser resolvida no próximo livro da série. A história é muito fluída e é impossível não se envolver.
A edição é bem bonita. A capa têm um efeito metalizado, bem bonita. As páginas são amareladas e em todo o começo de capítulo têm uma ilustração. Vale destacar também que os capítulos são bem curtos, alguns até com só duas páginas. Isso é muito bom porque dá dinamismo para a história.
Eu gostei muito da experiência. Apesar de ter essa trilogia e também a trilogia do Mundo de Tinta, eu nunca tinha lido nada da autora, e gostei bastante. Já estou louca para continuar a história e em breve conhecer a outra terra mágica que ela criou em seus outros livros.
Sobre a autora:
Nasceu em 1958, em Dorsten, na Alemanha. Escritora e ilustradora de livros infantis e juvenis, recebeu diversos prêmios literários. Com mais de quarenta títulos publicados, é autora, entre outros, do aclamado O senhor dos ladrões, publicado em 2004 pela Cia. das Letras e best-seller na lista do New York Times. Entre os seus maiores sucessos, está também a trilogia Mundo de Tinta, cujo primeiro volume, Coração de tinta, adaptado para o cinema, tornou-se um best-seller mundial, com mais de 4 milhões de exemplares vendidos.Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!
Oi Monique, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a capa e a premissa. Dica anotadíssima! Quando tiver a oportunidade, quero conferir essa obra.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
não conhecia a história
ResponderExcluirRêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram
Oi Monique, tudo bem? O mundo de tinta é bem comentado, mas eu nunca li nada dela. Gostei do enredo e gostei ainda mais que apesar de introdutório ter começo, meio e fim. Dica anotada!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi Monique!
ResponderExcluirQue fotos lindas *--* a cor da capa destacou muito nelas. Não conheço os livros e confesso que infelizmente esse não me agradou tanto, mas que bom que foi uma leitura positiva.
Esse livro e trilogia parece tão bacana!
ResponderExcluirBeijo.
Cores do Vício
Uau, fiquei tão interessada nesse livro, ainda não conheço o trabalho dessa autora, mas não tenho dúvida que suas obras são daquelas que nos fisgam por completo. Já quero conhecer esse livro!
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Que resenha boa! Infelizmente não conhecia o livro, mas gostei de saber sobre.
ResponderExcluirÓtimo post!
>>> https://blogjulianarabelo.blog/
Mais uma sugestão literária bem interessante!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Olá, Monique
ResponderExcluirEu tenho bastante vontade de conhecer a escrita da autora, mas ainda não tive a chance. Já li algumas resenhas bem positivas desse livro e quero muito ler a trilogia.
Prefácio
Gosto muito de saber sobre os autores, essa é muito premiada!!
ResponderExcluirÉ um bom indicador para a qualidade da escrita.
xoxo
marisasclosetblog.com
Oi, td bem?
ResponderExcluirAMO quando a história começa com um mistério assim, me prende demais!
Beijos
www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
Olá,
ResponderExcluirNunca li nada da autora, mas tenho certa curiosidade em conhecer sua escrita, já que trilogia Mundo de Tinta é tão elogiada.
Que bom que gostou dessa série.
Bjs e uma boa semana!
Diário dos Livros
Conheça o Instagram
Oi, Monique!
ResponderExcluirNunca li nada da autora, mas Mundo de Tinta é sempre bem elogiado.
Como sou louca por fantasia, creio que esse livro seria uma ótima leitura.
Beijos
Balaio de Babados
Eu não conhecia o livro nem a autora, gostei de conhecer. Beijos
ResponderExcluirNiceness Beauty Blogger
Olá Mo, tudo bem?
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar destes livros e depois que contou sua experiência de que gostou da leitura fiquei com vontade de conhecer como que ela flui, mas infelizmente eles são bem carinhos e quando tiver a oportunidade darei uma chance para estes livros <3
Beijinhosss, Tham
4 You Books Mania
Oi
ResponderExcluirparece ser um infanto juvenil bem interessante e envolvente de se ler, cheio de aventura, faz tempo que não leio nada do gênero, ultimamente ando lendo só romance.
http://momentocrivelli.blogspot.com