As pessoas geralmente leem menos porque elas criaram uma regra, talvez que vem desde criança, dos tempos de escola, de que tem que ler o livro todo, mesmo que não esteja gostando tanto, esteja chato, tem que ler até o final.
Aí você compra um livro, começa a ler e não está fluindo tão bem, ou você não está gostando da história. Mas deixa esse livro ali na mesinha ao lado da cama. E aí você olha para ele todos os dias e fica sofrendo pois precisa acabar de ler esse livro. Você acaba criando um relacionamento ruim com a leitura por causa desse livro.
Você vê outros livros que parecem ótimos, mas decide só comprar outro livro quando terminar aquele que está encalhado. Isso faz com que você se feche a novas oportunidades literárias. Vira um ciclo de sentimentos ruins.
Por isso o livro tem que ser lido enquanto dá prazer na leitura, quando ele para de dar prazer é hora de fechar ele e partir para outro. Existem milhões de livros no mundo. O nosso tempo, a nossa vida são muito preciosos para ficarmos gastando lendo livros ruins. Não tenha medo de abandonar. De trocar. De se libertar!
Antigamente eu tinha essa paranóia, precisava ler todos os livros até o final, mesmo aqueles que estava odiando. Perda de tempo, né? Tantos livros bons pra gente ler, não faz sentido ficar insistindo nos ruins. Beijo, beijo :*
ResponderExcluirEu não tenho nenhum problema em deixar de lê quando o livro é ruim, não gosto de perder tempo.
ResponderExcluirBeijos,
www.thalitamaia.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOii Mo
ResponderExcluirEu tinha essa mania, não sei dizer, era tipo um pensamento embutido dentro de mim, eu sentia que se não terminasse era como se "não tivesse lido" e ficava me sentindo culpada/frustrada por não ter insistido. Hoje em dia aprendi que tem histórias que não são pra mim, não funcionam e não adianta querer "forçar a barra" só pra dizer que leu porque a experiência acaba sendo péssima. Acho que de uns tempos pra cá desencanei muito e me sinto bem melhor.
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com
Oi Monique, tudo bem? Esse tema é bem polêmico mesmo, mas eu noto que muitos leitores estão cada vez com a "mente mais aberta" em relação a deixar de lado uma leitura. Eu não gostava de fazer isso, sentia que estava abandonando e cometendo um crime com o livro e comigo mesma em abandonar um livro que ganhei ou comprei, um desperdício de dinheiro, mas depois de amadurecer e analisar eu cheguei a conclusão de que o meu tempo, o meu prazer e o meu hobby eram mais importantes do que qualquer outro argumento pró-leitura. Essa é a minha opinião no âmbito de leitura por hobby, mas ela muda completamente quando estamos falando em termos de colégio/faculdade, acho que o debate merece ser mais aprofundado, porque existem as leituras obrigatórias.
ResponderExcluirBeijos, Adri
Espiral de Livros
Com certeza. Em se tratando de estudos, faculdade, escola, etc. Temos que ter maneiras de tornar aquele tempo "menos chato". Mas aí, sim, somos "obrigados" a acabar a leitura. Ótima colocação.
Excluirnossa nunca tinha pensado nisso, gostei do seu raciocínio, acredito que isso serve para livros e outras coisas também, insistir em algo ruim nunca é bom.
ResponderExcluiradorei seu blog flor, seguindo♥
beijos!
https://blogflordooriente.blogspot.com/
Amei seu post, não consigo começar ver nada, nem ler, acredita? Não sei porque, fico super incomodada, rs.
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Por acaso consigo manter esse equilíbrio
ResponderExcluirRêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram
Se o livro não me agrada eu não tenho problema em deixar de ler no meio do caminho, mas em geral vou até o fim curiosa com o final
ResponderExcluirJá tive livros que não aguentei ler até o final e abandonei no meio, um deles foi Tieta do Jorge Amado.
ResponderExcluirBig Beijos,
Lulu on the sky
Oi Monique, tudo bem? Eu super concordo com vc, mas se for de parceria eu termino kkkk mesmo sendo ruim rsrsrsrs agora se não for, abandono sem dó rsrrsrs
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
A única regra que criei é que todo livro comprado tem que ser lido por pelo menos uma pessoa daqui de casa, para fazer o dinheiro gasto.
ResponderExcluirEu procuro ler todos os livros que tenho, se eu não for ler algum faço questão de me livrar dele, assim como não gosto de perder tempo com livro ruim, também não gosto de perder espaço com livros que não serão lidos
polemico mesmo esse post hehe sabe que eu preciso aprender a fazer isso? mts vezes eu fico arrastando uma leitura que nao to gostando pq acho que se comecei preciso terminar a leitura,mas na verdade ninguem é obrigado né
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Oie Monique, diversas vezes já deixei um livro de lado, pela leitura dele não estar fluindo. Mas eu sempre dava uma outra chance, esperava um tempo, e depois tentava ler ele novamente. Com alguns a experiência de não fluir continuou, mas com outros consegui chegar até o final. É muito ruim continuar lendo um livro que não está sendo prazeroso.
ResponderExcluirbjs
Ariadne ♥
De volta ao retrô | Facebook | Instagram
Entendo o seu ponto de vista. Mas não consigo deixar coisas inacabadas, seja em livros, filmes, séries. Acho que tudo precisa ter a oportunidade de ser visto até o final. Alguns começos não são tão bons, mas algumas vezes o final vale a pena.
ResponderExcluirhttps://naoseavexe.blogspot.com
Ai adorei esse post!!
ResponderExcluirEu meio que tenho uma relação ruim com a leitura, talvez isso venha desde a época da escola mesmo, a falta de costume também e eu tenho muito isso de começar algo e necessito ir até o fim. Várias vezes deixo de ler um livro por ser longo demais, aí eu penso que PRECISO ler até o fim e nem começo. Muito ruim :(
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Ah ah ah eu mesmo que não esteja a gostar de um livro "obrigo-me" a ler, acho que devemos ler até ao fim, porque já tive livros que ao principio eu não estava a gostar, mas que agora são dos meus favoritos!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram
Nunca consigo acabar nenhum livro
ResponderExcluirBeijinhos, http://damselme.blogspot.com/
Oi, Monique!
ResponderExcluirConcordo total com você. Não gosto de abandonar leituras, mas também não forço quando vejo que a história não faz o meu estilo e que não está agradando. Isso realmente interfere muito pra quem está começando a entrar no mundo literário, a encontrar o gênero que gosta. Às vezes pega um determinado livro aleatório que não tem nada a ver com a pessoa, e aí já acha que não gosta de ler por conta disso e pronto. Todo mundo tem um estilo no qual se identifica, e é direito de todos largar o livro quando bem quiser!
xx Carol
https://caverna-literaria.blogspot.com/
Olá,
ResponderExcluirInfelizmente eu não consigo.
Posso passar vários na frente, mas volta e meia pego... leio vinte páginas pra avanças, deixo descansando e tals... mas um dia eu sei que vou terminar.
até mais,
Canto Cultzíneo
Monique, eu tenho essa regra para mim. E só agora com o seu post que eu me dei conta do sofrimento e que isso me faz ler menos. Fico naquele drama de começar a ler outro livro se não acabei o anterior e aí fico achando que estou em uma fase que não estou conseguindo ler. Amei o seu post e o seu vídeo. Acabei de quebrar essa regra. Isso mesmo, o livro deve ser lido enquanto a leitura for boa.
ResponderExcluirbeijos
Chris
Inventando com a Mamãe / Instagram / Facebook
Concordo com você.
ResponderExcluirBom restante de semana!
Jovem Jornalista
Fanpage
Instagram
Até mais, Emerson Garcia