Uma mulher que viveu a vida toda servindo os outros, diante de um acontecimento, decide largar tudo e fazer algo diferente. Mudar de vida. Ela só não sabia que isso iria acontecer. Um mundo inteiro a descobrir em uma cidade pacata onde "Judas perdeu as botas". Conheça a história de Britt-Marie, escrita por Fredrik Backman, publicada pela Editora Rocco.
Sinopse do Livro:
Britt-Marie não suporta bagunça. Uma gaveta de talheres desorganizada está no topo de sua lista de pecados imperdoáveis. Para ela, o dia começa às seis da manhã, porque apenas lunáticos acordam mais tarde. E ela não é passivo-agressiva. De forma alguma. Acontece que às vezes as pessoas interpretam suas sugestões construtivas como críticas, o que certamente não é a intenção. Britt-Marie não é do tipo que faz julgamentos — não importa quão mal-educadas, desleixadas ou moralmente duvidosas as pessoas possam ser. Mas, por trás do jeito socialmente desajeitado, exigente e intrometido há uma mulher cheia de imaginação, com sonhos maiores e um coração muito mais afetuoso do que qualquer um ao redor dela é capaz de perceber.
Quando Britt-Marie resolve deixar o marido infiel para trás e se virar por conta própria na cidadezinha "onde Judas perdeu as botas", também conhecida como Borg — sobre a qual o maior elogio que se pode fazer é que é construída ao longo de uma estrada —, ela está mais do que despreparada. Contratada para cuidar de um centro recreativo prestes a ser fechado, a meticulosa Britt-Marie precisa lidar com pisos enlameados, crianças indisciplinadas e um rato (literalmente) como colega de quarto. Ela se vê envolvida no cotidiano dos moradores locais, uma estranha variedade de canalhas, bêbados e desocupados — e um policial boa-pinta que mal consegue esconder seus sentimentos pela recém-chegada. E, para completar, a ela restou a impossível tarefa de treinar e conduzir um time infantil de futebol sem o menor talento rumo à vitória.
"... é difícil saber quem somos depois que ficamos sozinhos, quando você sempre esteve presente para mais alguém." |
Para quem já leu Minha Avó Pede Desculpas, já deve conhecer um pouquinho desta personagem, pelo menos por nome. Isso porque Britt-Marie é vizinha da avó de Elsa, e nos é apresentada no livro anterior do autor. Mas é nesse livro que conhecemos profundamente nossa personagem, que a primeira vista parece estranha e cheia de manias, mas no fundo é uma pessoa que só deseja ser amada pelos outros.
Britt-Marie sempre viveu uma vida para os outros. Quando nova, cuidou da mãe, e agora adulta, viveu a vida como dona de casa. Sempre cuidando da vida de seu marido. Não que isso seja ruim, ela era muito satisfeita. Só que após uma traição, ela decidi arranjar um emprego e se mudar.
Com uma insistência peculiar da personalidade de Britt-Marie, ela acaba conseguindo um emprego em uma cidade falida, no "fim do mundo", onde a própria população que restou lá já desistiu de tudo. Essa cidade é Borg.
A personalidade de Britt-Marie aliada a sua mania de limpeza e de fazer tudo certinho marcará essa cidade e as pessoas que vivem lá de uma maneira inimaginável, e marcará a nossa personagem de uma maneira ainda mais incrível. Com um final que vai lhe arrancar algumas lágrimas.
"Chega uma certa idade em que quase todas as perguntas que uma pessoa faz a si mesma giram em torno de uma só coisa: como se deve viver a vida?" |
Como traço do autor, a história traz em suas entrelinhas todo um clima filosófico, principalmente com as questões da morte e de viver a vida. Britt-Marie ficou a vida toda fazendo tudo para os outros e nunca tinha pensado no que ela queria para ela ou no que ela gostava. E essas crianças, nessa cidade pequena e falida irão ensinar justamente isso para ela. O que é paixão. O que é fazer algo que lhe dá prazer.
Também conseguimos ver nesse livro uma construção incrível de todos os personagens. Alguns não são aprofundados, mas todos tem uma personalidade própria e "carregam a sua bagagem". Podemos notar esse traço nos livros do autor.
Engraçado e comovente, Britt-Marie Esteve Aqui é uma celebração às amizades inesperadas que nos transformam para sempre, e ao poder do mais gentil dos espíritos de tornar o mundo um lugar melhor. No começo talvez você ache Britt-Marie uma chata, mas no final da leitura estará apaixonado.
Sobre o autor:
FREDRIK BACKMAN é jornalista e escritor nascido na cidade de Estocolmo, Suécia, onde vive atualmente com a esposa e dois filhos. Além de Minha avó pede desculpa, também é autor de Um homem chamado Ove – best-seller internacional do New York Times –, Britt-Marie Was Here, And Every Morning the Way Home Gets Longer and Longer, entre outros títulos. Sua obra já foi publicada em mais de 40 idiomas.
Comentei sobre os dois livros do autor:
Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!
Olá, Monique.
ResponderExcluirSe não fossem esses preços eu já comprava os dois livros agora hehe. Mas vou ter que esperar uma promoção. Porque me interessei muito pelos dois. E principalmente esse porque tenho um pouco da protagonista em mim hehe.
Prefácio
Oi, Monique como vai? Esse livro me parece incrível, eu ainda não o li, mas certamente ele está na minha lista para lê-lo futuramente. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi Monique, eu não li Minha Avó Pede Desculpas, mas achei a personagem cativante. Conheço muita gente que faz tudo para os outros e esquece de si mesma. Parece uma ótima leitura!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Achei a capa bem bonitinha, adorei!
ResponderExcluirBlog Entrelinhas
Ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma obra desse autor, deve ser interessante o livro.
ResponderExcluirPode fazer uma gentileza, respondendo a PESQUISA DE PÚBLICO
Obrigada!
Big Beijos,
Oi Monique,
ResponderExcluirTudo bem?
Interessante a história, mas acho que se fosse escolher entre esse e o "Minha avó pede desculpa" prefiro o segundo. Fiquei mais curiosa para saber o desenrolar da história da avó, apesar de ter me identificado um tanto com o jeito de ser da Britt-Marie. Talvez um dia eu leia os dois.
Até mais;
Mente Hipercriativa & Universo Invisível
Oi Monique,
ResponderExcluirEstou de olho nesse livro! Adorei sua resenha, já quero ler!
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
adorei conhecer esse livro por aqui, parece mesmo uma história super emocionante e já fiquei super curiosa pra ler!
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Oi, Monique
ResponderExcluirNão faz muito meu estilo, mas entre esse e o anterior do autor, esse tem um tema mais interessante para mim.
Beijos
- Tami
https://www.meuepilogo.com
Preciso ler esse livro! Amei a sinopse.
ResponderExcluirwww.achatadebatom.com
Parece bem comovente mesmo. Já li alguns livros que fazem reflexões sobre a vida e foram muito especiais.
ResponderExcluirBeijos
Imersão Literária
Ah, parece uma leitura bem gostosa e cheia de significado.
ResponderExcluirNão é muito o que costumo ler mas eu super leria esse e olha que sou emotiva quando leio então provavelmente eu choraria no final rs
Abraço,
Parágrafo Cult
Oi, Monique. Tudo bem?
ResponderExcluirNão conheço o autor é a primeira resenha que li de algum livro dele e parece bem interessante. Eu li esse estilo por anos, posso adicionar mais um na lista.
Beijos, Vanessa
Leia Pop
Oi
ResponderExcluirnão conhecia o autor, mais parece ser história bem interessante , a protagonista pelo que falou chamou minha atenção e ela parece que aprenderá muito no decorrer das histórias.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Olá! gosto muito desse livro, da diagramação e quero ler em breve, já folheei mas ainda não li. Acho que a história será incrível.
ResponderExcluirDica de post: Mostra sua estante de livros, vou amar ver, estou numa nostalgia já que estou separando livros para doação e irei ficar com uma pequena quantidade.
Beijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Oi Monique, adorei sua resenha, este livro está na minha meta de 2020, espero conseguir ler em breve!
ResponderExcluirBeijos Mila
Daily of Books Mila
Fiquei bem intrigada com essa história. Obrigada pela resenha, você me fez colocar esse livro na minha lista de desejos! ❤
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Oi Monique! Eu gosto dessas histórias em que o personagem principal dá uma reviravolta na própria vida, curti a sipnose. Não conheço o livro anterior, mas essa trama me pegou. Beijo, beijo :*
ResponderExcluir