Uma história simples que irá lhe mostrar o dom da vida e a passagem para o outro plano. Através do Espelho é um livro de Jostein Gaarder, mesmo autor de O Mundo de Sofia, publicado pela Editora Seguinte.
Sinopse do Livro:
Essa é a história de Cecília Skotbu, uma menina que vive intensamente. As coisas que vai aprendendo ela anota num caderninho. Ali ela escreveu, por exemplo: "Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse espelho, veríamos muito mais coisas. Porém não enxergaríamos mais a nós mesmos". Cecília passa quase o tempo todo em seu quarto, deitada na cama. Ela está morrendo. Sua história é uma preparação para a morte e por isso é também um mergulho na vida. Ela morre como quem viaja, prestando atenção em tudo. Através de seu olhar profundo, o outro lado do espelho se torna um pouco mais claro para nós.
“Todas as estrelas um dia acabam caindo. Mas uma estrela é apenas uma pequenina centelha do grande facho de luz que há no céu.” |
Eu tenho uma relação muito profunda com esse livro. Não só por ser uma releitura, mas por ser o primeiro livro que comentei aqui no blog, antes mesmo de ele se tornar literário. Quando eu ainda nem lia com tanta frequência. Foi lá em 2008. Foi o começo da minha admiração pelo autor.
Cecília é nossa protagonista, e ela está morrendo. Ela não tem mais forças nem para se levantar da cama. Na noite de Natal ela acaba recebendo uma visita inusitada: O anjo Ariel aparece. Ariel passará vários dias ao lado da menina, e enquanto Cecília tenta entender mais sobre os anjos e o "céu", Ariel mostrará como são incríveis os seres humanos.
Eu adoro os livros do autor, porque ele sempre traz intrínseca em suas narrativas, questionamentos do ser humano. Mesmo se você for mais religioso ou não, esse não é um livro que irá confortá-lo para a morte, e sim, uma história que vai enfatizar o quanto é maravilhoso viver e aceitar que um dia precisamos atravessar o espelho, e partir. Um livro curtinho mas que traz grandes mensagens em cada linha.
Eu adoro os livros do autor, porque ele sempre traz intrínseca em suas narrativas, questionamentos do ser humano. Mesmo se você for mais religioso ou não, esse não é um livro que irá confortá-lo para a morte, e sim, uma história que vai enfatizar o quanto é maravilhoso viver e aceitar que um dia precisamos atravessar o espelho, e partir. Um livro curtinho mas que traz grandes mensagens em cada linha.
Uma história sobre a vida e sobre a morte. Sobre aceitação, sobre as coisas lindas da vida e o quanto é incrível o ser humano e o mundo. O quanto é incrível os cinco sentidos, o corpo humano, a vida. A história é linda e nos faz perceber o quanto somos abençoados por tudo que temos e às vezes nem percebemos.
Sobre o autor:
Jostein Gaarder nasceu em 1952 na Noruega. Estudou filosofia, teologia e literatura, e foi professor durante dez anos. Estreou como escritor em 1986, tornando-se logo um dos autores de maior destaque em seu país. Ganhou projeção internacional em 1991, com O mundo de Sofia, traduzido para mais de cinquenta idiomas. Atualmente mora em Oslo com a esposa e dois filhos.
Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!
Ah que resenha mais bem feitinha, eu adorei ♥
ResponderExcluirBeijinhos ;*
Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta
Oi, Monique como vai? Ótima resenha, eu já li outros livros do autor e gosto bastante de sua escrita. Este aí não li, mas certamente é uma leitura edificante. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi Monique!
ExcluirEu nunca li nada desse autor, mas gostei da temática desse livro, deve ser bem humano!
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Eu estou encantada, realmente parece ser uma obra tocante. Espero poder ler em breve também ♥
ResponderExcluirBeijo
http://www.leiapop.com/
Esse livro deve ser emocionante, amei a história e mais ainda a capa, que linda! ❤
ResponderExcluirhttps://www.kailagarcia.com
Oi Mo, tudo bem?
ResponderExcluirJá conhecia esse lado filosófico do autor devido a O Mundo de Sofia. Essa trama parece ainda mais tocante! Gostei de saber mais.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi Monique, infelizmente eu não gostei de O mundo de Sofia, não foi uma experiência bacana, mas achei bem interessante o quanto o autor proporciona uma boa reflexão nesse livro, quem sabe eu dou uma chance!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi, Monique!
ResponderExcluirAdorei a premissa desse livro (e a capa linda!), principalmente por falar sobre a alegria que é viver.
Mas eu tenho um pé atrás com o autor. Acho O Mundo de Sofia tãããão chato, haha.
:x
Não sei se leria, mas quem sabe, né?
Beijoooos
Teca Machado
www.casosacasoselivros.com
Amadah quando li esse livro achei um arraso. bjs bjs https://beperes.blogspot.com/
ResponderExcluirBem interessante esse livro, gostei da resenha.
ResponderExcluirPode fazer uma gentileza, respondendo a minha PESQUISA DE PÚBLICO do blog?
Obrigada!
Big Beijos,
Lulu on the sky
Oi Monique! Eu me lembro de ter lido O Mundo de Sofia bem novinha e de ter gostado tanto. Depois nunca mais li nada do autor. Linda essa sua indicação. <3
ResponderExcluirOi Monique,
ResponderExcluirEu só conhecia O Mundo de Sofia, esse ainda não.
Parece ser gostoso de ler!
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi, Monique!
ResponderExcluirDo autor só li O Dia de Sofia e não foi uma boa experiência. Por hora vou passar a dica porque não ando muito na vibe de livros assim....
Beijos
Balaio de Babados
Esse livro é incrível, já li ele *_*
ResponderExcluirbjs
Ariadne ♥
De volta ao retrô | Instagram
Sou apaixonada pela identidade visual do seu blog <3
ResponderExcluirAaaa, eu sou muito grata pela literatura do Jostein Gaarder, ler o mundo de sofia aos 13 anos, e a minha afetividade pela filosofia só se intensificou desde de então. Através do Espelho, por sua vez, nunca ler completo, e tenho dificuldades para encontra-ló em sebos ou editoras aqui da minha cidade... :/
O mais empolgante de ler algo escrito pelo Jostein, é a simplicidade narrativa com que o autor descreve certas reflexões filosóficas que embora ditas como complexas, consegue ser levemente transitadas em palavras metafóricas tão presentes em nossas vidas, que a compreensão cai como um balde água fria, quase que como uma renascença. Ninguém é mais o mesmo depois de leituras tão intensas e que diz respeito tanto sobre nós mesmos, encontre magia mais deslumbrante que esta e falhe miseravelmente ( ou não, rsrs )
Adorei mesmo a resenha! Forte abraço <3
www.bloganyduarte.blogspot.com