Bombinhas em Santa Catarina é um lugar onde você encontrará muitas das praias mais paradisíacas do sul do Brasil. Águas calmas e transparentes são só um dos atrativos para conhecer a região. Neste primeiro post vim falar um pouquinho das 3 primeiras praias que visitei.
Praia da Lagoinha
A Praia da Lagoinha é bem pequena, mas com uma beleza incrível. Quase como um reduto no centro de Bombinhas, tem menos de 100 metros de faixa de areia, que também é curta – na alta temporada é fácil ficar lotada cedo.
O motivo da prainha ser tão amada é simples: as pedras que ficam logo na entrada do mar formam incríveis piscinas naturais, de águas límpidas e perfeitas para observar a rica vida subaquática dali.
Praticamente sem ondas, bem tranquilo para qualquer um tomar um banho e se divertir por lá. É como entrar em uma piscina. A mata preservada ao redor da praia também ajuda a criar o cenário ideal para relaxar.
Praia de Quatro Ilhas
Esta praia era conhecida pelos moradores locais como Praia de Fora, porque as suas águas estão localizadas em mar aberto. O nome mais recente, Quatro Ilhas, é em razão das ilhas de Bombinhas que podem ser vistas da beira da praia. Elas são a Ilha de Macuco e as três ilhas que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo: Ilha das Galés, Ilha Deserta e Ilha do Arvoredo.
A praia tem águas claras, com ondas que atraem surfistas de diferentes estados. Suas areias brancas são repletas de cristais de quartzo, fato que contribui para aumentar o ar místico do local. Incrível né?! E é claro, uma bela e vasta faixa de vegetação preservada completa a paisagem de Quatro Ilhas.
O local também traz atrações para quem gosta de fazer turismo ecológico. A praia apresenta um pequeno morro, onde é possível fazer trilhas ecológicas. Infelizmente não deu tempo de ir. Só estávamos de passagem nesta praia. Mas já ficou um gostinho de quero mais.
Praia da Sepultura
A praia da sepultura é um paraíso em Bombinhas. Uma praia com uma pequena extensão de areia, mas muito disputada para o mergulho livre. Suas águas límpidas e sem ondas atraem pessoas de todas as idades, que passam o dia mergulhando e observando os peixes coloridos que vivem por lá.
O acesso à praia se dá pela Rua das Garoupas que é continuação da Av. Ver. Manoel José dos Santos. Seguindo este percurso você irá chegar a um estacionamento particular de onde sai uma trilha de 200 metros que te leva à praia da Sepultura.
As pessoas moradoras de Bombinhas contam que o nome “Praia da Sepultura” se originou no período da colonização, quando dois escravos brigaram na praia, onde um deles veio a falecer e foi enterrado. Quando descobriram, começaram a citar: lá na praia da sepultura… verdade ou não, para os que têm medo, não se preocupem, nada de estranho ou fantasmagórico acontece na região.
O local também tem uma trilha, que é belíssima, e para quem gosta de caminhadas, vale a pena conhecer. Nós fomos e adoramos a vista que encontramos no final do trajeto.
Gostei muito da publicação alicerçada nos textos explicativos e no belo vídeo.
ResponderExcluirO nome dado de sepultura a uma das praias, embora justificado no texto, é que me parece pouco sugestivo para um lugar de lazer e recreio.
Abraço amigo.
Juvenal Nunes
Eu ia ser tão feliz nessas praias. Tenho muita vontade de visitar o sul do Brasil.
ResponderExcluirTá certo que, por mim, visitava todo o Brasil mas como toda a gente que conheço e que foi de férias para o Brasil conheceu mais a Baía e o Rio, eu queria ir para o outro lado.
Beijinhos
Coisas de Feltro
Monique, você me mata com esses posts de praia ~ chorando de vontade de uma prainha agora. Melhor ainda se fosse essa Praia da Lagoinha, que lugar MAIS LINDO! *-*
ResponderExcluirOi, Monique. Como vai? Uau que lugares lindos! As fotos ficaram maravilhosas. Adorei conhecer estes lugares lindos. Abraço!
ResponderExcluirhttp://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Que praia linda com água cristalina, amei demais conhecer, espero em breve poder viajar e conhecer lugares incríveis após a pandemia.
ResponderExcluirBeijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/