Na última semana, o projeto literário de incentivo à leitura “Toma Aí Um Poema” lançou a antologia “Chorando Pela Natureza: Poemas Geopolítica Ambiental” composta exclusivamente por poemas de cunho ambiental.
De forma geral, o ponto em comum entre as poesias reunidas na coletânea é a questão das relações insustentáveis envolvendo o meio ambiente. Algumas vezes aparecem através de poemas diretos que denunciam a devastação, como nos versos de Alberto Arecchi “Amazônia está queimando/ em um grande, terrível incêndio” e de Adriano Besen “Vai sugando as riquezas da terra/ O fútil usurpador garimpeiro”; em outras abordando o debate geopolítico envolvendo o território indígena, como nas rimas de Jaime Jr. “Definir oitenta e oito/ Como Marco temporal/ É uma afronta sem tamanho/ Um absurdo sem igual” e Adriana Teixeira Simoni “Nada de marco temporal/ Pra delimitar um direito/ Encurtar uma cultura/ Exterminando a sabedoria de um povo”; e em outras, ainda, critica a postura dos homens, como retratado por Sabrina Gesser “Há humanos no planeta/ Que não fazem parte/ do mundo/ Agem sem escrúpulos/ Destroem a anima mundi/ Acabam com tudo” e por Olivaldo Junior “Como se fossem de plástico,/ eis que o homem se faz cego/ tapa os olhos e os ouvidos/ nem se importa, e o mal do século”;
Também integram a coletânea poemas sobre a crise climática, a Amazônia, o futuro dos recursos naturais e a saúde e vida na terra.
Para Leandro Emanuel Pereira, poeta contemporâneo de Portugal, "o que esse projeto tem na sua essência, apresenta verdadeiro serviço público”.
Além dessas autoras, a Antologia Chorando Pela Natureza: Poemas Geopolítica Ambiental, também conta com a participação de Denise Courtouké – escritora, dramaturga e atriz, com participações em espetáculos no Brasil, Europa e Japão; Valdeck Almeida De Jesus – jornalista, ativista cultural e escritor com textos publicados em inglês, português, italiano, alemão, holandês, francês e espanhol; Dia Nobre - professora universitária, escritora e referência contemporânea em lesbianidades e feminismo; e Jéssica Iancoski, editora do Toma Aí Um Poema e um dos principais nomes jovens da poesia contemporânea.
Ao todo, o livro reúne o material de 85 poetas contemporâneos do Brasil e de Portugal, fazendo parte do braço de fomento e incentivo à leitura e publicação de leitores, ambos de forma gratuita, do Toma Aí Um Poema.
O livro físico pode ser adquirido até o dia 07 de outubro na benfeitora, por R$ 48,00. O Podcast Toma Aí Um Poema está disponível no Spotify, Google Podcasts, Deezer e YouTube. Para conhecer mais sobre o projeto e ficar atualizado é pelo Instagram: @tomaaiumpoema
Oie
ResponderExcluirAinda não tinha visto esse livro. Achei muito interessante, adoro poemas.
Beijinhos
https://tecendoaliteratura.blogspot.com
Achei bem interessante a temática de cunho ambiental.
ResponderExcluirBig Beijos
www.luluonthesky.com
Uau, belo livro! O tema é bem atual,
ResponderExcluirmuito importante falar sobre este tema,
afinal nunca a devastação foi tão grande!
🌺🌼🌷 Boa semana!
Oie, adorei a capa e o projeto me interessou. Ainda não conhecia o podcast.
ResponderExcluirBjs
Imersão Literária
Achei isso BEM interessante!
ResponderExcluirEu adoroo poemas e achei curioso poemas de cunho ambiental.
Gostei muito da capa, bem colorida e bem Brasil.
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Oi
ResponderExcluirque bom que está divulgando essa coletânea, mesmo não sendo muito de ler poema é legal que ela traga poemas sobre o meio ambiente.
momentocrivelli.blogspot.com
Olá, Monique.
ResponderExcluirAchei o projeto muito bacana e necessário, ainda mais no momento em que vivemos. E essa capa está linda. Pena que não sou tão fã de poemas.
Prefácio
Oi, Monique! Tudo bom?
ResponderExcluirProjeto mais do que necessário, e com um visual muito chamativo também! Eu não curto poemas e raramente leio, então não sou o público alvo.
Beijos, Nizz.
www.queriaestarlendo.com.br
Olá!
ResponderExcluirAchei muito bacana, mas não conhecia o livro. Acho que encontraremos muita poesia bacana aí.
beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Apesar de não curtir poemas, gostei muito da ideia dessa coletânea e de como o tema é algo que estamos precisando discutir nesse momento.
ResponderExcluirAbraços
http://www.auniversitaria.com
Projetos assim tem o meu respeito. A natureza precisa ser melhor cuidada.
ResponderExcluirBoa semana!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Uma maravilha essa coletânea!
ResponderExcluirHonrado em compor a lista de autores.
ResponderExcluirhttp://paulinoalexandreletraseverbos.blogspot.com/
Temas necessários e urgentes!
ResponderExcluir