Caminho Niemeyer é um conjunto de equipamentos e um centro cultural de grande valor arquitetônico projetados por Oscar Niemeyer, nos bairros litorâneos da cidade de Niterói. O complexo de obras se estende por 11 km de extensão ao longo da orla da cidade, desde a Praça do Povo no Centro de Niterói, até a Estação do Catamarã no bairro de Charitas.
Saindo do RJ, o melhor jeito de chegar até Niterói é com as barcas (rápido e mais barato do que pegar um Uber). Quando a barca chega na estação, ao sair, vire à esquerda, entre no terminal de ônibus e vá até o final. Você chegará na Praça do Povo onde temos a Fundação Oscar Niemeyer, Memorial Roberto Silveira e o Teatro Popular Oscar Niemeyer.
Como o tempo estava chuvoso, não deu para bater muitas fotos, e pareciam que estavam fechados, então nem tentamos entrar. Também tinham armações e barracas nas imediações. Provavelmente estavam organizando algum evento, pois acontecem eventos importantes da cidade, neste local. Mas dá para ter um gostinho das obras pelas fotos.
O caminho também abrange a Praça Juscelino Kubitschek, a Reserva cultural e Estação Catamarã de Charitas que não visitamos. Por fim, o mais conhecido, o Museu de Arte Contemporânea - MAC. Neste, tem que ir de uber, pois é longe dos primeiros.
Museu de Arte Contemporânea
O Museu de Arte Contemporânea (MAC), inaugurado em 2 de setembro de 1996, é o atual símbolo da cidade de Niterói. A forma futurista criada por Niemeyer tornou-se um marco da arquitetura moderna mundial, e até, foi considerada uma das sete maravilhas do Mundo em museus, pela mídia especializada.
A forma do MAC lembra uma nave espacial, flutuando sobre uma pedra que avança para o mar. Construído com um espelho d’água ao seu redor, ele ganha ainda mais leveza, e sua grande rampa externa de concreto, com piso vermelho, conduz o visitante aos pavimentos superiores do Museu, com vista panorâmica de 360 graus para a Baía de Guanabara e as cidades do Rio de Janeiro e de Niterói.
Infelizmente no dia que fui conhecer, o tempo não estava muito bom. Estava chovendo e o céu estava fechado, dificultando a vista linda que ele tem. A rampa com o “tapete vermelho”, também fica fechada quando tem muito vento.
Porém, deu para aproveitar para conhecer as exposições que estavam ocorrendo. "De onde vemos" de Denise Berbert foi a que me chamou mais atenção. O colorido e a forma de interação com as artes, é muito interessante.
"De onde vemos" busca, sobretudo, encontrar similaridades entre os modos de ver o mundo, ressaltar as diferenças que identificam as pessoas enquanto indivíduos e proporcionar uma experiência imersiva de alteridade. Quem quiser visitar, ela vai ficar pelo MAC até o dia 28 de Agosto.
O valor do ingresso é R$ 12,00 e pode ser comprado pela internet. Às quartas-feiras, a entrada é liberada para todos. E também é liberada a entrada para quem chega de bicicleta.
É muito interessante ficar analisando as obras de Oscar Niemeyer, o quanto elas se parecem e ao mesmo tempo são tão diferentes. Já quero conhecer as outras que não deu tempo. Você já conhecia o Caminho Niemeyer?
Oii Monique,
ResponderExcluirnão conhecíamos, ficamos encantadas com as fotos e o lugar, simplesmente magnifico!
Abraços,
Rose & Sarah
Blog Vou Arrasar
Oi
ResponderExcluirprimeiramente a parte de arquitetura desses prédios é bem diferente e eu gostei, que bom que conseguiu ao menos aproveitar s exposições e gostei desse quadro da imagem, bem colorido.
https://momentocrivelli.blogspot.com/
Oi Monique, achei bacana demais o passeio, mesmo com o tempo não colaborando muito. Faz séculos que eu não vou a Niterói, preciso voltar (especialmente ao MAC, que eu acho lindo). Beijos
ResponderExcluirQue lindas fotos, adorei o post!
ResponderExcluirBlog Entrelinhas