A primeira vez que andei com o bondinho de Santa Teresa em 2021, nem deu tempo de parar para apreciar o bairro, então este ano, quando voltei ao Rio de Janeiro, decidi fazer um tour completo por esse bairro charmoso e cheio de história. Minha escolha foi fazer um passeio guiado, e achei o Tour gratuito pelo bairro, que foi minha escolha logo de cara.
História de Santa Teresa
Inicialmente o bairro foi ocupado por pessoas de alto poder aquisitivo e começou a crescer após a construção do Convento de Santa Teresa, que aliás, deu nome ao local. Por isso, não é estranho ver tantos palacetes e grandes casas no bairro. Os mais ricos cariocas moravam ali. Mas porque isso mudou?
Com a popularização e construção de bairros perto das praias, como Copacabana e Ipanema, a população com um poder aquisitivo maior começou a migrar para esses bairros, literalmente abandonando suas casas em Santa Teresa. Muitos tentaram vender os casarões, mas o pessoal que estava começando a morar naquele morro, não tinha poder aquisitivo para comprar grandes mansões.
Não é a toa que muitas das casas enormes que ali existiam, hoje dividem moradias. Foram separadas, para ficarem menores ou foram transformadas em hotéis/posadas. Porém, várias ainda estão abandonadas ou em condições não tão legais infelizmente. O bairro é um dos maiores do RJ.
O bondinho de Santa Teresa (o amarelinho das fotos que antigamente era verde) foi implantado em 1872 e foi por muito tempo a única linha de bonde da cidade do Rio de Janeiro, porém depois de um acidente ocorrido parou de circular durante um bom tempo mas atualmente para a alegria dos moradores está de volta em funcionamento.
Os moradores do bairro ainda "reclamam" das poucas linhas do bondinho. Eles gostariam que ele fosse mais longe, já que ele passa por nem 30% do bairro. Mas por enquanto, não tem informações sobre ampliação das linhas de Santa Teresa. Muitos dizem que para você ser morador do bairro, o bom é ter carro, porque se não, o transporte é bem complicado dependendo do horário.
Tour Gratuito em Santa Teresa
Tudo isso que estou contando são informações (claro que bem resumidas) do que ouvi dos meninos que fizeram o tour pelo bairro. Os guias sabem muito sobre a história do local, e contam sobre algumas moradias importantes e sua história ao longo da ampliação do bairro.
O tour que fiz foi com o pessoal do Rio By Foot pela Civitatis que possuem vários passeios a pé pela cidade do Rio de Janeiro, como esse do bairro Santa Teresa, o do centro histórico, Pedra do Sal, entre outros. E o legal é que eles possuem guias que falam português, mas também espanhol e inglês, para quem quiser fazer em outro idioma, ou for estrangeiro. Eu recomendo muito os tours! Confira esse e outros tours clicando aqui.
Ponto Turístico no final do passeio
Eu já tinha visitado a Escadaria Selaron e até falei um pouco da história dela aqui no blog, mas nem imaginaria que ela ligava o centro com o bairro Santa Teresa. Ela é o ponto final do tour e eu adorei "visitar ela ao contrário", descendo em vez de subindo.
Para quem não conhece essa escadaria famosa do Rio de Janeiro, ela tem 215 degraus totalmente revestida por azulejos coloridos e de diferentes tamanhos e estampas. Trabalho do artista plástico chileno Selarón que se instalou no bairro e decidiu "dar mais cor" a grande escada que passava em frente a sua casa. Não é á toa que o local desde 1990 atraiu milhares de turistas.
Onde Comer em Santa Teresa
Na nossa visita acabamos parando para almoçar antes do tour. Como o Tour começava em frente ao Cine Santa Teresa, procuramos algo ali perto, e adoramos a escolha. Almoçamos no Armazém São Joaquim.
A comida do local é ótima. Pegamos uma tábua de carnes, que deu para quatro pessoas tranquilamente e o valor foi bem dentro do aceitável. No dia tinha música ao vivo e eles cobram uma % para o cantor, mas você não é obrigado a pagar se não quiser. Não precisa desistir de comer ali por causa disso.
Como chegar no bairro
Você pode subir até o bairro de Uber ou Táxi mas corre o risco de ter várias corridas negadas pois eles não gostam de subir muito no bairro. Por causa dos trilhos do bondinho e morro íngreme, muitos motoristas dizem que prejudica o carro e recusam as corridas.
Acredito que a maneira mais fácil e legal de ir ao bairro é com o bondinho que tem saída no centro do Rio de Janeiro. A passagem você compra direto lá no embarque e tem o valor de R$20,00 ida e volta incluídos. Além de ser algo diferente (caso você nunca tenha andado com ele), é bem agradável e você ainda aprecia a viagem (o caminho até lá) que passa por cima dos Arcos da Lapa, por exemplo.
Para pegar o bonde, o endereço é: R. Lélio Gama, 2 - Centro, Rio de Janeiro. Tel.: (21) 2332-6615. Ele funciona de Segunda a sexta: das 08h às 17h. Sábado, Domingos e Feriados: 09h às 16h.
Que legal, lugar super colorido e divertido
ResponderExcluirAbraços,
Alécia, do Blog ArroJada Mix
Olá,
ResponderExcluirOlha, deu até vontade de conhecer esta linda cidade. O bondinho acrescenta um encanto bucólico e romântico ao lugar.
Beijo
Olá,
ResponderExcluira mais que incríveis esses pontos turisticos..
Abraços,
Rose e Sarah
Blog Vou Arrasar
Que bairro lindo, tem uma mistura de velho e novo encantadora.
ResponderExcluirbeijos
https://www.dearlytay.com.br/
Nunca visitei Santa Teresa, mas que lugar lindo. Já anotado para ser visitado quando eu for ao Rio.
ResponderExcluirhttps://www.biigthais.com/
Beijoos ;*
Parece um lugar muito lindo e cheio de histórias interessantes. É um ótimo lugar para se visitar no RJ.
ResponderExcluirBjus.
Um belo passeio. Gostei demais de conhecer!
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia