Se você está vindo para a Serra Gaúcha, pelo menos um dia você pode reservar para conhecer a cidade de Nova Petrópolis. A cidade tem colonização alemã, é linda e tem uma praça cheia de encantos, além de atrações que resgatam toda essa cultura, como o Parque Aldeia do Imigrante.
O Parque Aldeia do Imigrante é o primeiro e maior atrativo turístico de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. Com 37 anos de história e 10 hectares de área, proporciona experiências ao ar livre com atrações para visitantes de todas as idades, conecta gerações enquanto resgata e preserva o passado dos imigrantes alemães que colonizaram esta região. Desde seu início, a atração tem construído uma sólida trajetória, a qual tem como base a criação de um espaço de lazer ao ar livre com duas Aldeias temáticas. O local conta com uma completa infraestrutura para atender bem a todos os visitantes que irão se divertir e conhecer mais sobre a cultura germânica, desde a culinária típica alemã até as construções enxaimel tradicionais da época.
O local é enorme e logo na entrada você já se depara com vários comércios, culinária, o lago das flores, espaço infantil com parquinho e o lindo caminho das orquídeas, que foi um dos lugares que mais gostei. Muito cuidado, traz a tranquilidade do ambiente e a apreciação para os pequenos detalhes das flores.
A caminhada é muito gostosa em meio as árvores, e não se preocupe, caso ocorra alguma chuva, existem pontos do caminho com guarda-chuvas para que você possa continuar curtindo o passeio sem se molhar. Um atrativo que todos adoram também é os pedalinhos. O passeio é encantador e pode ser adquirido à parte, mas vale muito a pena.
Mas eu como uma pessoa que adora admirar a cultura e história dos lugares, me encantei pela Aldeia Histórica, que é uma parte do parque que resgata a colonização alemã da região, através de objetos, construções, vestimentas, etc.
As antigas construções históricas que você encontra no lugar foram em sua maioria, construídas na técnica enxaimel. Estas, foram removidas de diversas localidades do interior da cidade e reconstruídas neste belo espaço, como forma de retratar uma típica comunidade alemã dos anos de 1870 e 1910.
Na aldeia encontram-se edificações como: a Capela do Imigrante de 1875, a Caixa Rural de 1902, a Ferraria de 1903, a Primeira Escola da Comunidade, o Museu Histórico Municipal, entre outras instalações. É dado destaque ainda, para o Memorial da Arquitetura Germânica, um espaço que abriga réplicas em miniatura de casas e construções diversas que retratam a arquitetura alemã na região da Rota Romântica.
E é claro, não deixe passar essa visita sem a degustação da culinária local. Quando fui, aproveitei para comer um salgado e doce, mas também levei uma típica cuca para casa, que estava deliciosa! Eu amei a visita e recomendo muito.
O parque fica localizado na Av. 15 de Novembro, 1966 - Centro, Nova Petrópolis, RS. E está aberto diariamente das 09:00 às 18:00h (Venda de ingressos até às 17:30). Você pode comprar os ingressos direto pelo site.
Postar um comentário
Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter