Livros lidos em 2022 - Retrospectiva literária

29 dezembro 2022

Livros lidos em 2022 - Retrospectiva literária

E chegamos aos últimos dias do ano. Como foram as leituras por aí neste 2022? Por aqui a frequência foi bem parecida como todos os anos. Li 48 livros, que é minha média (entre 40 e 50) todos os anos. Mas me surpreendi porque achei que iria finalizar com menos livros. Posso dizer que no geral foram ótimas leituras, e só teve um deles que foi o que "menos gostei", que não me prendeu muito.

Muitos livros lidos eu não resenhei por aqui no blog, por isso quero falar um pouquinho deles também. Sobre o livro que comentei que me decepcionou, eu cheguei a falar dele aqui no blog. É O Atlas Esmeralda. A série não me prendeu e a escrita me decepcionou. E não foi só comigo. Meu amigo que estava lendo junto também não gostou infelizmente. Eu amo uma fantasia juvenil mas essa infelizmente não funcionou. 

Um que li no começo do ano e não resenhei foi o Pense de Novo: O poder de saber o que você não sabe. Me fez pensar sobre várias situações e como devemos agir de formas criativas, pensar além do que já imaginamos.

Sinopse de Pense de novo: A inteligência geralmente é vista como a capacidade de pensar e aprender, mas em um mundo em rápida mudança, há outro conjunto de habilidades cognitivas que podem ser mais importantes: a capacidade de repensar e desaprender. A maioria das pessoas prefere o conforto da convicção ao desconforto da dúvida. Em geral só damos ouvidos às opiniões que confirmam as nossas, descartamos ideias que nos façam pensar muito e vemos o desacordo como uma ameaça. O custo disso pode ser bem maior do que se imagina. Com ideias ousadas e evidências rigorosas, o psicólogo organizacional Adam Grant investiga neste livro como abraçar a alegria de estar errado, trazer nuances para conversas difíceis e incentivar o aprendizado contínuo. Você vai conhecer excelentes métodos para promover o repensamento, utilizados, por exemplo, por um músico negro que convence supremacistas brancos a abandonar o ódio e um médico que usa seu poder de persuasão para fazer os pais vacinarem seus filhos. Além disso, vai encontrar dicas práticas para ter conversas mais produtivas, mesmo que envolvam visões de mundo opostas.

O que foi um dos meus queridinhos do ano, de não ficção e que li logo no começo de 2022 foi A Vida Secreta das Árvores. Me fez abrir os olhos e coração para as plantas e enxerga-las também como seres com vida. Outros livros rapidinhos que li também me ajudaram a abrir a cabeça para novos pensamentos, como Nietzsche Para Estressados, Instagram para Negócios, Kafka para Sobrecarregados e Comece pelo porquê que foi ótimo!

Sinopse Comece pelo porquê: Por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, admiradas e lucrativas do que outras? Por que algumas despertam grande lealdade por parte de clientes e funcionários? Para Simon Sinek, a resposta está no forte senso de propósito que as inspira a darem o melhor de si para uma causa expressiva – o porquê. Ao publicar esse livro, o autor iniciou um movimento que tem ajudado milhões de pessoas a encontrar um sentido maior no próprio trabalho e, assim, inspirar colegas e clientes. Ilustrando suas ideias com as fascinantes histórias de Martin Luther King, ­Steve Jobs e os irmãos Wright, Simon mostra que as pessoas só irão se dedicar de corpo e alma a um movimento, ideia, produto ou serviço se compreenderem o verdadeiro propósito por trás deles. Nesse livro, você verá como pensam, agem e se comunicam os líderes que exercem a maior influência, e também descobrirá um modelo a partir do qual as pessoas podem ser inspiradas, movimentos podem ser criados e organizações, construídas. E tudo isso começa pelo porquê.

Alguns que me inspiraram muito foram As Cartas que ficam na bagagem, Amor Pelas Coisas ImperfeitasA caminho das estrelas que aliás, este último tem uma edição linda, toda colorida. E como sempre, as biografias e livros de negócios fazem parte da minha lista. Amei ler Por Um Sentido na Vida, Ponto de InflexãoO Mundo que Pertenço, Dedique-se de CoraçãoA Única Coisa, que recomendo de mais.

Sinopse de A Única Coisa: Tudo bem, não há nada de errado em se dedicar a seu trabalho, a sua família, a seu futuro. A questão é: você está focado no que é realmente importante? Você dedica, hoje, a maior parte de seu tempo a alguma coisa, uma "Única Coisa", que sintetize seus sonhos, seus desejos, suas aspirações? Os resultados que você obtém são diretamente influenciados pelas escolhas que faz. Alcance resultados extraordinários em todas as áreas de sua vida. Acabe com a desordem de sua rotina, siga e mantenha-se firme em direção a sua meta. Torne-se um mestre no que realmente importa para você. Focando em sua "Única Coisa", é possível alcançar mais, fazendo menos.

Não poderia deixar de dar destaque para o juvenil nacional O mistério do carneiro de ouro. Foi uma grande surpresa para mim, trazendo aquela pitada de mistério, fantasia e cultura. Gostei muito de No Tempo dos Feiticeiros. Só li o primeiro livro, mas me encanta narrativas que trazem na edição algumas ilustrações. E esse, não deixa nada a desejar neste quesito.     

A trilogia de Rondo também eram livros que eu tinha parados aqui em casa e decidi ler este ano. E porque eu não li antes? Adorei de mais a história e fiquei imaginando viver no mundo de Rondo enquanto me aventurava nas narrativas de A Chave para Rondo, O Mago de RondoA Batalha Por Rondo. De quadrinhos, acabei lendo dois no Kindle, foi uma experiência bem diferente e com certeza Arlindo foi muito bem construído nessa parte, pois a editora diagramou para aparecer quadro por quadro em separado, para ficar melhor a visualização do leitor. Ficou ótimo. E a história é muito fofa. A outra que li foi Treze, que é bem divertida.    

Outra série que eu tinha na estante e decidi ler no finalzinho do ano foi a de Gregor. Estou finalizando o terceiro de cinco livros, e pretendo finalizar os outros ainda no começo do ano que vem. A história é bem envolvente, de um menino que encontra uma outra cidade em baixo de Nova York (sim, embaixo da terra). Eu já li Gregor, O Guerreiro da Superfície, Gregor e a Segunda ProfeciaGregor e a Profecia de Sangue. Talvez eu venha fazer uma resenha da série quando eu acabar de ler todos os livros.     

Outros livros juvenis que li foram Os Arteiros Mágicos, que aliás, amei as ilustrações e o jeito como o livro interage com o leitor. A fada Madrinha, Como Eu Imagino Você, O Menino Debaixo da Minha Cama, que são publicações nacionais. Tom Coração Leal e Tom Coração Leal e a Terra das Histórias Sombrias seria uma trilogia mas eu só tinha os dois primeiros livros, então, decidir ler só eles.   

Eu amo astrologia, então caro que eu ia ler a série de livros que a Editora Rocco lançou com contos com temas dos signos do zodíaco. Li Sobre amor e estrelas e algumas lágrimasSobre amor e estrelas e a cabeça nas nuvens, Sobre amor e estrelas e muita intensidade. Só falta ler o último livro, que aliás, terá o meu signo. E de clássicos, ainda revi o lindo livro A princesinha.     

Na parte de vida mais saudável, li Nutrindo Seus Sentidos e Longevidade que falam sobre nutrição e Ayurveda com dicas de receitas e muito mais. Gostei muito das edições, com fotos coloridas dos pratos e muitas dicas. E para inspirar Carta para meu jovem eu traz cartas de artistas, cantores e grandes nomes do mundo escrevendo o que falariam para seus eus mais jovens, se pudessem dar um conselho para eles mesmos no passado.

Sinopse Cartas para meu jovem eu: Este livro reúne depoimentos exclusivos e intimistas de grandes personalidades respondendo à seguinte pergunta: Se a viagem no tempo fosse uma possibilidade, o que você diria ao seu jovem eu? Elas refletem sobre o que teria sido bom saber antes e lembram aqueles momentos mágicos que gostariam de reviver. Paul McCartney nos conta sobre uma das parcerias mais importantes da história da música; Andrea Bocelli reflete sobre devoção e fé; Chelsea Clinton lembra da época em que sofria bullying e era criticada por sua aparência; Sir Mo Farah recorda o reencontro com seu irmão gêmeo Hassan, doze anos depois que foram separados. No final, quase todos eles concordam que, nas palavras de F. Scott Fitzgerald, o amor é “o começo e o fim de tudo”. Essa edição especial inclui a participação especial de 10 personalidades brasileiras, como Claudia Raia, Maria da Penha, Geraldo Ruffino, Marcelo Gleiser, entre outros. Aqui você vai encontrar reflexões sobre temas como ambição, amor, amizade, coragem, destino e realização. Um valioso presente para leitores de todas as idades.

Depois de ter lido os dois primeiros livros de Nevermoor no ano passado, finalmente li Vazíola, e gostei bastante. A história está ficando legal e me prende. É um universo que gosto bastante. Os Últimos Jovens Da Terra foi um livro estilo quadrinho muito divertido que li. Adorei os traços e ilustrações. Adormecida foi outra surpresa do ano. Estava parado a mais de cinco anos em minha estante e quando comecei a ler não consegui parar mais.

Sinopse de Adormecida: Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas. Imersa num sono induzido, esquecida em um porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo. Despertada como por encanto e descobrindo-se herdeira de uma corporação multimilionária, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu em sua ausência. Ela descobre que seus pais estão mortos. O rapaz por quem era apaixonada não é mais que uma mera lembrança. A Terra se tornou um lugar estranho e perigoso, especialmente para ela, que terá de assumir seu lugar à frente dos negócios. Desejando adaptar-se à nova realidade, Rose só consegue confiar numa única pessoa estranhamente familiar. Rose até gostaria de deixar o passado para trás, no entanto, ao pressentir o perigo, percebe que precisa enfrentá-lo - ou não haverá futuro.

Por último, Um filho tem uma história muito comovente e que nos faz olhar para as crianças de outra forma. Geekerela é aquela história leve e divertida. E Onde os sonhos acontecem é meu livro Disney do ano. Muito, muito bom! E aí, algum desses livros vocês já leram? Deu para perceber que meu gosto é bem variado não é mesmo? 

Quem usa o Skoob, se quiser se conectar comigo, meu perfil está nesse link. Que 2023 seja um ótimo ano de leituras maravilhosas para todos nós. Feliz ano novo e até lá :)

7 comentários

  1. Oi!
    Que bom que você se manteve na sua média de leitura e navegou por diversos gêneros, das suas leituras já li Arlindo e Geekerela e gosto bastante de ambos. Pretendo ler a coleção Sobre Amor e Estrelas, Instagram para Negócios e O Mistério do Carneiro de Ouro.

    Feliz ano novo!
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu também li praticamente a mesma quantidade de 2021 e ficaram tantos livros ainda que quero conferir. Espero em 2023 conseguir ler ótimas novas histórias. Te desejo um excelente 2023!
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Excelentes leituras.
    Que o Novo Ano lhe traga um universo de alegrias, saúde, paz e amor.
    Bom Ano Novo 🎉
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana suas leituras! Você leu bastante e coisas bem legais. Adorei essa retrospectiva.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Passando a fim de ver, ler, elogiar, e deixar votos de um:
    .
    Feliz Ano Novo para si e família

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelos muitos livros lidos. Não é fácil chegar a um número de leituras desse, por ano.
    Feliz 2023, que ele seja mais feliz, mais leve e traga mais das coisas que te fazem bem.

    ResponderExcluir
  7. Parabens por ter conseguido ler tantos livros bons. Passando aqui para te desejar um Feliz 2023 que seja um ano de muitas bençãos em nossas vidas. Beijos.
    https://cidocemulher.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter