Você pensa em Argentina e logo lembra de Buenos Aires ou Bariloche não é mesmo? Que tal conhecer três cidades fora do tradicional no país dos hermanos - ganhadores da copa do mundo 2022, aliás -. As três cidades são bem diferentes uma da outra, mas reservam muita beleza, natureza e história.
Viajar pela América do Sul é tudo de bom. Além da opção de ir de modo terrestre (ônibus ou carro), quando as passagens de avião não estão muito baratas, a grande vantagem é que não precisamos de passaporte para isso. Nestes países podemos passar apenas com nossa RG. Mas claro, ter um passaporte para "colecionar carimbos" dos locais onde passamos é tudo de bom.
Essas três cidades que vou indicar no post não possuem aeroporto nelas, mas tem opções perto, caso sua vontade seja ir de avião. Mas se você tem o espírito mochileiro e gosta de pegar a estrada, se prepare para ver lindas paisagens e conhecer lugares incríveis. Então, pegue caneta e papel e anote todas as dicas.
Província de Salta
Localizada em um amplo vale seco no noroeste da Argentina, rodeada por altas montanhas verdejantes, Salta era, no período colonial, uma parada natural para as rotas comerciais que vinham do sul rumo às minas na Bolívia.
Fundada em 1582, Salta guarda o estilo colonial espanhol da época da sua fundação. A Praça 9 de Julho é o ponto central. Rodeada por laranjeiras, tem também em seu entorno bares com mesas nas calçadas, restaurantes variados e construções históricas, como a Catedral Basílica, do mesmo ano da fundação da cidade.
A cidade é enorme e tem muitos passeios que podem ser feitos, principalmente para visualizar os picos e colinas que ficam no entorno. Como fiquei pouco tempo na cidade (menos de um dia), só deu tempo de fazer um passeio, que valeu muito a pena conhecer e recomendo: o Teleférico San Bernardo.
Com uma visão privilegiada da cidade, você vai se deslumbrar pelos encantos vistos de cima, e as montanhas ao fundo. Lá em cima, além de restaurantes para lanches rápidos e cafés, tem também pequenas feirinhas de moradores locais vendendo coisas típicas da região. E o Parque das Fontes Naturais com várias cachoeirinhas e passarelas para o público caminhar pela área.
É um local que com certeza dá para você ficar o dia todo. A área de natureza é enorme e as paisagens são lindas. Para quem não quer pagar o teleférico, existe opção de trilhas para subir no morro. Depende do seu nível de disposição e tempo. O valor do teleférico foi $2.200,00 pesos argentinos (janeiro 2023) e dá direito a ida e volta.
Excursões guiadas saindo de Salta
Que tal conhecer mais do que só ver a cidade? Os tours com guias são ótimos para conhecer os locais, e ainda conhecer mais da história da região. Existem alguns tours na cidade e também nos arredores, que vale a pena conferir!
Visita guiada por Salta: Conheça a bela arquitetura colonial do centro histórico de Salta com uma visita guiada por essa cidade do norte da Argentina caracterizada com um grande patrimônio monumental. Clique aqui para conferir todas informações.
Excursão à Cuesta del Obispo: As paisagens serpenteantes da Cuesta del Obispo fascinam sempre quem visita o norte da Argentina. Deixe-se surpreender com as suas vistas nesta excursão saindo de Salta. Clique aqui para conferir todas informações.
Excursão ao dique de Cabra Corral: Descubra o grande dique de Cabra Corral com esta excursão de meio dia saindo de Salta. Esse lugar abriga uma das represas mais importantes do norte da Argentina. Clique aqui para conferir todas informações.
Safári pela Rota 40: Acompanhe-nos a descobrira beleza das impressionantes paisagens que a Rota 40 oferece. Um passeio que irá deixá-lo sem palavras! Clique aqui para conferir todas informações.
Excursão à Quebrada del Toro: A Quebrada del Toro é um dos desfiladeiros mais impressionantes do norte da Argentina. Clique aqui para conferir todas informações.
Excursão à Quebrada de Humahuaca: Percorra a província de Jujuy neste tour que irá levá-lo até a Quebrada da Humahuaca, um desfiladeiro declarado Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade. Clique aqui para conferir todas informações. Clique aqui para conferir todas informações.
Excursão a Cachi: Cultura e natureza, história e patrimônio…conheça todos os atrativos da cidade de Cachi percorrendo uma das zonas mais cativantes do norte da Argentina. Clique aqui para conferir todas informações.
Excursão às Salinas Grandes + Trilha por Los Colorados: Com esta excursão saindo de Salta, você conhecerá as paisagens incríveis das Salinas Grandes. Além disso, fará uma trilha pelo Paseo de Los Colorados. Clique aqui para conferir todas informações.
Excursão a Cafayate: Saboreie o ambiente vitivinícola da Argentina visitando as adegas de Cafayate, cujos vinhos são alguns dos mais populares nas regiões setentrionais do país. Clique aqui para conferir todas informações.
Onde se hospedar em Salta?
As opções na cidade são vastas, até porque, a cidade parece pequena no primeiro olhar, mas ela não é tanto. Selecionei duas hospedagens para vocês conhecerem e incluírem em suas pesquisas caso estejam cotando uma passada nessa cidade linda.
O Hotel Salta possui um spa, academia, piscina e oferece acomodação de luxo no centro de Salta, em frente à Praça 9 de Julho. A propriedade também dispõe de um restaurante com vista panorâmica e estacionamento gratuito.
Localizados em um edifício neoclássico tombado como patrimônio histórico, os quartos do Hotel Salta incluem Wi-Fi gratuito, TV de tela plana, ar-condicionado, frigobar e vista para a cidade. Também possui opção de serviço de lavanderia.
Um buffet de café-da-manhã com sucos naturais é servido diariamente. O restaurante oferece uma grande variedade de pratos internacionais, enquanto o bar serve bebidas e lanches. Ambos têm vista panorâmica para a Praça 9 de Julho.
O Residencial España oferece quartos confortáveis com Wi-Fi, a apenas 2 quarteirões da catedral e a 4 quarteirões da estação rodoviária. O café da manhã continental diário está incluído. O España dispõe de quartos com TV, banheiro privativo e chuveiro. Os serviços de lavanderia estão disponíveis, e alguns quartos possuem ar-condicionado. O Aeroporto Internacional Martin Miguel de Güemes fica a 13 km de distância. O estacionamento privativo está disponível por uma taxa extra.
Vilarejo de Purmamarca
Purmamarca é um vilarejo com menos de mil habitantes, conhecido pelo deslumbrante cerro de los siete colores (morro de 7 cores). Você nem precisa chegar na cidade para já avistar a beleza dele. No passado, a cidade foi um antigo paradouro do Caminho Inca e hoje é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. É incrível ver o quão bem preservada está a arquitetura original do século XVII. Esta vila é uma relíquia de eras passadas.
Purmamarca têm origens pré-hispânicas e é marcada por seu planejamento urbano centrado em torno da igreja de Santa Rosa. Os edifícios de hoje são construídos principalmente com adobe, argila e palha, com telhados de cardon e telhas de barro. O processo de construção é passado de geração para geração fazendo com que a cidade nunca perca "sua identidade".
Todas essas montanhas que vemos ao redor de Purmamarca foram formadas pela movimentação das placas tectônicas. E mais: estudos geológicos atestaram que toda essa região, conhecida como Quebrada de Humahuaca, tem importantes informações que datam de mais de 500 milhões de anos. Inclusive, fósseis de dinossauros já foram encontrados por aqui. Não é à toa que fiquei deslumbrada nas poucas horas que passei na cidade.
Onde comer em Purmamarca?
A cidade é muito acolhedora e os restaurantes são assim também. Me apaixonei tanto pelo Del Sol Parrilla Restaurante que fui comer lá duas vezes. Além da ótima comida, pela noite tem música ao vivo no local. Os garçons são muito simpáticos, o ambiente caseiro e não tem muita demora para servir a comida (o que faz muita diferença já que teve alguns lugares que não conseguimos comer, em outras cidades, porque o serviço demorou mais de uma hora para entregar a comida).
No vídeo dos locais (ali no começo do post) eu mostrei o cardápio e o prato que provei que é a batata recheada - Papas con Queso - Que vem uma saladinha junto com uma batata cozida e tostada, recheada com queijo. Que além de deliciosa, não pesa muito no estômago (para evitar o mal da altitude).
Dicas para quem vai visitar Purmamarca:
- O ideal é andar com dinheiro em espécie por lá (pesos argentinos). Muitos locais e principalmente as atrações não aceitam cartão. Também não existem muitas casas de câmbio e bancos na região. Melhor prevenir e levar dinheiro local.
- Sempre tenha um corta-vento na mochila. Por mais calor que esteja a tarde, a noite pode esfriar - e muito -. Além disso, algumas trilhas que possuem subida, podem chegar a pontos com mais vento, que pode tornar o percurso mais frio.
Excursões guiadas saindo de Purmamarca
Nada melhor do que conhecer a região com as pessoas que mais conhecem os locais e histórias, além da cultura local. Os tours com guias são ótimos para isso. Fiz uma seleção de tours e excursões para quem estiver hospedado em Purmamarca.
Excursão a Humahuaca e à Serranía de Hornocal: Admire a beleza das montanhas da Quebrada de Humahuaca e da Serranía de Hornocal nesta excursão saindo de Purmamarca. Você irá se apaixonar pelas cores da paisagem! Clique aqui para conferir todas informações.
Trilha pelos caminhos de Viltipoco: Nesta trilha saindo de Purmamarca percorreremos os mesmos caminhos feitos por Viltipoco, um histórico líder indígena dos humahuacas. Além disso, descobriremos o legado histórico personagem do século XVI. Clique aqui para conferir todas informações.
Trilha com lhamas por Purmamarca: Com esta trilha tão especial, percorreremos os caminhos de Purmamarca e seus arredores acompanhados das típicas lhamas de carga dos Andes. Clique aqui para conferir todas informações.
Trilha noturna por Purmamarca: Observar o firmamento andino é uma experiência única. Nesta trilha noturna, contemplaremos o céu estrelado de Purmamarca e conheceremos os segredos da cosmovisão ancestral. Clique aqui para conferir todas informações.
Excursão à comunidade de Hornaditas: Deixe-se encantar pela cultura da comunidade argentina de Hornaditas e descubra os seus costumes e tradições com esta excursão saindo de Purmamarca. Clique aqui para conferir todas informações.
Excursão a Yavi e La Quiaca: Percorra a zona norte da Argentina com esta excursão saindo de Purmamarca e visite os maravilhosos povoados de Yavi e La Quiaca. Clique aqui para conferir todas informações.
Excursão às Salinas Grandes + Trilha por Los Colorados: As Salinas Grandes são um dos maiores atrativos do altiplano andino e não apenas pelo seu tamanho! Suba mais de 4000 metros para conhecê-las e faça uma trilha por Los Colorados com esta excursão. Clique aqui para conferir todas informações.
Onde se hospedar em Purmamarca?
Oferecendo vista panorâmica impressionante das colinas e piscina ao ar livre, a Colores de Purmamarca dispõe de casas de temporada completas. Um café da manhã caseiro delicioso está incluído. As acomodações da Colores de Purmamarca são acolhedoras e confortáveis. As elegantes casas de temporada dispõem de sala de estar com lareira, cozinha totalmente equipada, TV de tela plana via satélite e banheiro completo com secador de cabelo.
A propriedade também dispõe de instalações para churrasco, bicicletas gratuitas e salão de jogos animado. A recepção está à sua disposição 24 horas por dia. Também possui estacionamento gratuito no local. O Aeroporto Internacional Gobernador Horacio de Guzmán fica a 83 km.
O Mirador Del Virrey oferece cabanas bem equipadas com Wi-Fi gratuito, e cercadas por vistas incríveis da paisagem. A propriedade está localizada perto da rodovia nacional N52. Todos os bangalôs possuem uma decoração em estilo local em madeira, e são projetados com janelas amplas, oferecendo vistas de todos os ângulos. As acomodações contam com TV a cabo e DVD player, e apresentam uma área de estar e de jantar.
Salinas Grandes
As Salinas Grandes são o segundo maior deserto de sal do mundo: de lá, são exportados cerca de um milhão de toneladas de sal. Elas ficam localizadas na região noroeste, na província de Jujuy. Para chegar até lá, é preciso atravessar a Ruta 52, que conecta a Argentina ao Deserto do Atacama. As Salinas também fazem fronteira ao sul com a província de Córdoba, ao norte com as províncias de Santiago del Estero e Catamarca, e ao oeste com a Província de La Rioja.
Assim como boa parte dos desertos de sal pelo mundo, as Salinas Grandes tiveram início como um grande lago de água salgada entre 5 e 10 milhões de anos atrás. O processo natural de evaporação levou a água embora, mas a camada de sal, de origem vulcânica e com 30cm de espessura, permaneceu, sendo hoje uma das principais fontes de renda da região.
O lugar é lindíssimo de se admirar. E estar ali no pôr do sol foi um plus incrível. Não perca a oportunidade de conhecer se estiver passando pela região. E se tiver a oportunidade de passar uma noite por ali, deve ser ainda mais incrível, afinal, contemplar as estrelas será um bônus incrível em sua viagem.
Onde se hospedar nas salinas?
Situado a 39km de Três Morros, o Pristine Camps oferece acomodações com restaurante, bar e recepção 24 horas. O WiFi e o estacionamento privativo estão disponíveis gratuitamente no camping de luxo. O banheiro privativo inclui bidê, secador de cabelo e produtos de banho gratuitos.
Dicas para quem vai visitar as Salinas Grandes:
- Proteja-se do sol. Se em condições normais em uma região desértica, passar protetor solar já é obrigatório, em um deserto de sal, que reflete o sol com mais potência ainda, a proteção se torna mais que essencial. Além do protetor solar, óculos escuros e bonés/chapéu são ótimos para filtrar os raios solares.
- Independente da época do ano que você for visitar é importante carregar sempre com você roupas térmicas e jaquetas corta-vento – inclusive no verão – para se proteger contra o clima brutal de uma das regiões mais áridas do mundo. Pode ser um calorão insuportável a tarde, mas logo que o sol se põe o vento e o frio aparecem de forma brutal. É melhor estar preparado para aproveitar o passeio em qualquer condição.
- Prepare sua mochila com bastante água e lanches caso vá por conta própria ou se seu tour não oferecer alimentação. O local não tem uma grande estrutura turística e você não encontrará locais para comprar coisas tão perto.
Não viaje desconectado!
Viajei com a SimPremium do meu lado e fiquei conectada em toda a viagem. Eles possuem chip físico e virtual, e atendem uma cobertura de mais de 150 países com os melhores valores. Além de todo suporte que você necessitar direto no WhatsApp. Clique aqui, adquira seu plano e viaje conectado. Utilize meu cupom LARENTIS e ganhe mais 20% de desconto na compra.
Aliás, nada de viajar sem seguro. Na SimPremium você encontra também opções de seguro viagem com os parceiros. É só entrar no site e fazer a simulação dependendo do local para onde vai e os dias de viagem.
Se você reservar um hotel ou comprar o chip de internet através dos links aqui do blog você estará pagando a mesma coisa e ainda ajudando o blog a crescer, pois ganho uma pequena comissão pela indicação. Obrigado pela visita e espero que aproveite todas as dicas.
Beautiful blog
ResponderExcluirPlease read my post
ResponderExcluirMEU DEUSSS! Apaixonada por essas fotos e já bateu muita vontade de visitar.
ResponderExcluirLindo, lindo, lindooo!
beijos, Ka
https://karolineteodoro.blogspot.com
Fotos lindas. O meu aplauso e elogio
ResponderExcluir.
Poéticos e cordiais cumprimentos.
.
Poema: “”Rebelde Juventude””…
.
Ai que vontade que deu de viajar tambem, lugares lindos. Beijos e uma otima semana.
ResponderExcluirhttps://cidocemulher.blogspot.com/
Monique lindos os lugares pra se conhecer, seu post bastante informativo, bjs.
ResponderExcluirMenina, que viagem, em? Fiquei encantada com
ResponderExcluiro morro das 7 cores e com as salinas grandes.
Você deu excelentes informações em seu post!
Um abraço! 😀
cardigane damă
ResponderExcluirCardigane pentru femei
Cardigane damă de la MOHITO
La MOHITO veți găsi cardigane de damă foarte elegante în diferite culori și modele. Oferim modele clasice, lungi, dar și multe modele scurte. Acest tip de pulover este foarte casual, nu vă limitează libertatea de mișcare și se potrivește cu multe ținute. De obicei, acestea au o închidere cu nasturi. Cardiganele se asortează perfect cu rochii, fuste și pantaloni damă deopotrivă. La MOHITO veți găsi cu siguranță cardiganul visurilor dumneavoastră pentru o varietate de ocazii. Aruncați o privire la toate sugestiile noastre!