Não sou uma pessoa que vá muito a praia, mas conhecer lugares e praias novas e se encantar, não precisa muito. É assim com Arica, uma cidade portuária no norte do Chile conhecida pelas suas praias e ondas para os apaixonados por surf. Além de ser linda e ter o melhor café que experimentei na viagem, ela também reserva muita cultura para os apaixonados pela história assim como eu.
A "Cidade da Eterna Primavera", como é conhecida por seus jardins, também, se caracteriza pela diversidade cultural e a riqueza de sua história. É uma das mais secas do continente, logo as chuvas não deverão atrapalhar seus passeios. Além disso, há montanhas, vulcões e praias em seu território, o que já chama muito a atenção para os passeios locais.
Eu cheguei na cidade de forma terrestre, com ônibus. Mas além das opções terrestres, para os aventureiros que querem desbravar o deserto chileno de carro, moto ou ônibus, a cidade também possuí um aeroporto internacional enorme. Ótima opção para receber os turistas que querem mais conforto. Por conter o porto, também é ponto para alguns cruzeiros, sendo também uma das opções viáveis.
El Morro - Morro de Arica
Perto do centro, um caminho conduz ao Morro Arica. Lá você encontra o antigo forte de guerra que hoje funciona como museu e também aprecia a vista panorâmica e a incrível mistura de deserto e praia. O local tem 150 metros de altura e teve papel determinante na Guerra do Pacífico, história que é melhor contada no Museo de Armas, que se encontra no mesmo local. Eu amo museus e queria muito ter visitado esse, mas estava sem tempo, e quando eu estava lá em cima no morro, ele estava fechado.
Uma curiosidade interessante sobre o local: em maio de 2014, crianças que faziam uma excursão escolar pelo morro encontraram, sem querer, uma múmia de 7 mil anos. Loucura né? Isso mostra a grande importância histórica que a localidade tem.
Outros passeios para quem vai visitar a cidade
Infelizmente, não consegui conhecer tudo que queria porque fiquei pouco tempo na cidade (já quero voltar). Mas é claro que eu não posso deixar de indicar os outros passeios que você pode fazer por lá. Afinal, é minha listinha também para a próxima visita.
Parque Nacional Lauca: Ele se encontra na fronteira com a Bolívia e está a mais de 4 mil metros de altitude. Um parque para os amantes da natureza. Além disso, no mesmo parque está o Vulcão Parinacota, que é elemento marcante na paisagem durante todo o passeio. Além deste, há outros vulcões menores na região. O Lago Chungará é um bom local para você apreciar a beleza da região. Visite ele através de uma excursão guiada clicando aqui.
Museo Arqueologico San Miguel de Azapa: Ele se encontra bem próximo a cidade de Arica e contém algumas das múmias mais importantes dos povos pré-colombianos, especialmente dos povos Chinchorros. O museu impressiona pela qualidade e pelo acervo, que conta com boa infraestrutura e uma boa conservação.
Se você ainda não tem confiança de sair sozinha, ou se quer um guiamento pelos pontos turísticos (o que super valorizo, porque a presença de um guia deixa qualquer local inesquecível, por você aprender sobre a história enquanto visita), temos a opção de algumas excursões bate-e-volta muito legais na cidade.
Excursão a Pisagua: A Guerra do Pacífico não se compreende sem fazer uma excursão ao povoado costeiro de Pisagua, onde você conhecerá os episódios que marcaram um dos principais conflitos bélicos da América do Sul no século XIX. Clique aqui para saber mais informações.
Excursão à lagoa Vermelha: Deixe-se surpreender pelos tons escarlates da lagoa Vermelha, um dos espaços naturais mais singulares do planalto do norte do Chile. Com esta excursão saindo de Arica você também verá outros lagos menores da região, como as lagoas Verde e Amarela. Clique aqui para saber mais informações.
Tour pelo vale de Codpa: A região de Arica e Parinacota, a mais setentrional do Chile, abriga charmosos lugares como o vale de Codpa. Nesse povoado você vai descobrir a história, cultura e gastronomia de uma das regiões mais bonitas do planalto. Clique aqui para saber mais informações.
Tour por Arica e o vale de Azapa: Com este tour por Arica você percorrerá o vale de Azapa e conhecerá a história de uma das cidades mais setentrionais da costa chilena. Você se surpreenderá com seu grande patrimônio monumental! Clique aqui para saber mais informações.
Ali perto do Morro Arica, você pode apreciar também a Catedral de São Marcos em metal e madeira, de estilo gótico, concebida pelo arquiteto francês Gustave Eiffel (o mesmo que projetou a Torre Eiffel), em 1876. No Tour por Arica e o vale de Azapa eles passam pelo local.
Onde se hospedar em Arica?
Se você quer aproveitar e passar um bom tempo na cidade, para curtir os passeios e também as praias, separei três hospedagens ótimas para você. As três ficam em uma região perto do centro e, ao mesmo tempo, perto da praia. Impossível não gostar!
Localizado a 100 metros da praça principal, em Arica, o Hotel Plaza Colon dispõe de acomodações simples com Wi-Fi gratuito e buffet de café da manhã. A Ilha Alacrán e a Praia El Laucho ficam a 700 metros do local. Os quartos oferecem ambiente tranquilo, com banheiro privativo e TV a cabo. Possui recepção 24 horas. E serviços de lavanderia por uma taxa extra. Para sua comodidade, há serviço de transfer de ida e volta ao aeroporto.
Localizado a 400 metros de El Morro, o Hotel Las Palmas oferece acomodações com WiFi gratuito. Todos os quartos possuem banheiro privativo com amenidades de banho gratuitas e TV a cabo. Um pequeno-almoço diário está incluído.
No Hotel Las Palmas, você encontrará uma recepção 24 horas e um terraço. Outras comodidades oferecidas na propriedade incluem lounge compartilhado, serviço de passar roupas e lavanderia. Estão disponíveis serviços de transporte de e para o aeroporto.
Localizado a menos de 1 km da Praia Chinchorro, o Antay Hotel & Spa oferece acomodações com restaurante, estacionamento privativo grátis, piscina ao ar livre e academia. A propriedade também dispõe de um bar, um jardim e um cassino. Este hotel ainda dispõe de piscina coberta, sauna, entretenimento noturno e recepção 24 horas.
Os quartos do hotel possuem ar-condicionado, área de estar, TV de tela plana com canais a cabo e cofre. O banheiro privativo conta com chuveiro, roupões e chinelos. No Antay Hotel & Spa, cada quarto tem roupa de cama e toalhas. Você pode saborear um café da manhã diário com opções em estilo buffet e continental.
Dicas para quem vai visitar Arica:
Do mesmo jeito que nos outros destinos em partes mais secas, como o deserto, a dica mais importante é estar sempre hidratado. Beber bastante líquido, de preferência água mineral. Além disso, você deve tomar cuidado em relação a pele: protetor solar, hidratante e batom labial. Mesmo com o calor, em passeios no meio do deserto é bom que você vá com peças de roupa que protejam o corpo inteiro, isto é, braços, pernas, pescoço. Use chapéus e óculos escuros também.
Não viaje desconectado!
Viajei com a SimPremium do meu lado e fiquei conectada em toda a viagem. Eles possuem chip físico e virtual, e atendem uma cobertura de mais de 150 países com os melhores valores. Além de todo suporte que você necessitar direto no WhatsApp. Clique aqui, adquira seu plano e viaje conectado. Utilize meu cupom LARENTIS e ganhe mais 20% de desconto na compra.
Aliás, nada de viajar sem seguro. Na SimPremium você encontra também opções de seguro viagem com os parceiros. É só entrar no site e fazer a simulação dependendo do local para onde vai e os dias de viagem.
Se você reservar um hotel ou comprar o chip de internet através dos links aqui do blog você estará pagando a mesma coisa e ainda ajudando o blog a crescer, pois ganho uma pequena comissão pela indicação. Obrigado pela visita e espero que aproveite todas as dicas.
Que tudo! Esse lugar é lindo e as fotos ficaram belissimas! Eu estou vendo pra onde vou viajar nos próximos anos.
ResponderExcluirhttps://www.biigthais.com/
Beijoos ;*
Que local fantástico!
ResponderExcluirAdorei as fotos e as explicações.
Beijinhos
Oi, Monique!
ResponderExcluirQue lugar mais lindo! Amei as fotos e as dicas todas. :)
Me pareceu um lugar tranquilo para viajar sozinha, não?
Esse contato com a natureza é bom demais!
E que loucura isso das crianças achando a múmia!!!!! Imagina só?
Um beijo,
Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
Algumas Observações
Projeto Escrita Criativa
Ai que delicia de viagem e tão bom conhecer lugares novos ne. Beijoss e uma otima semana.
ResponderExcluirhttps://cidocemulher.blogspot.com/
Bom dia, Monique
ResponderExcluirLocal maravilhoso, viajar é demais, enriquece a vida, obrigada por compartilhar, um forte abraço.
Que lugar lindo, Monique. Parece um lugar bem tranquilo e calmo.
ResponderExcluirBjus!!!
Lugares incríveis. Que bom que aproveitou a viagem.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia