Pomerode está localizada no Médio Vale do Rio Itajaí-Açú. É uma pequena cidade com cerca de 34 mil habitantes. Mas, não é por ser pequena que não tem muitas coisas para conhecer e visitar na cidade. Dentre alguns roteiros para conhecer o interior da cidade, a Rota do Imigrante é uma ótima escolha. Afinal, foi aqui, onde a cidade iniciou.
A Rota do Imigrante traz a experiência dos costumes e sabores dos imigrantes pomerodenses, de uma maneira aventureira pelo interior da cidade. As casinhas em enxaimel, a cultura e a gastronomia são só alguns dos pontos desse passeio que vai do campo até a indústria.
Como tudo começou
A vinda dos imigrantes germânicos para o Brasil na segunda metade do século XIX foi motivada principalmente pela possibilidade de obter sua "própria terra". No então vilarejo de Pommeroda, atual município de Pomerode, predominou o assentamento de imigrantes Prussianos originários da POMER NIA.
Na região geográfica que compreende a Rota do Imigrante, ocorreram as primeiras ocupações de lotes de terra. Os imigrantes cultivaram a terra com fé, determinação, disciplina e esperança de dias melhores. O ditado "Die erste Generation erntete den Tod, die zweite die Not, und die dritte das Brot" (A primeira geração colheu a morte, a segunda a miséria e a terceira o pão), reflete bem essa caminhada.
Esse legado, você pode observar na Rota do Imigrante, encontrando prósperas e históricas indústrias têxteis, propriedades rurais com seus jardins floridos, arquitetura e culinária típica, a língua Pomerana e Alemã, além de muita cultura, arte e tradição.
O que visitar na Rota do Imigrante
Infelizmente em uma tarde apenas, é impossível visitar a rota por inteiro. Principalmente para mim que adoro conversar e ouvir histórias. Em cada local que parávamos eu me apaixonava pela tradição, pelas histórias e pelos produtos. Por isso, vou contar um pouquinho dos locais que visitei. Você pode encontrar a lista completa de locais da rota no site: www.rotadoimigrantepomerode.com.br
GASTRONOMIA
A gente nem gosta de comida boa não é mesmo? E se tem uma coisa que me surpreendeu em minha visita em Pomerode foi a gastronomia vasta e deliciosa. Tanto a regional, como as opções diversas fora da cultura alemã. Mas, vamos falar para quem quer comer uma ótima comida alemã, seja em buffet ou a la carte. Temos as duas opções.
Restaurante Wunderwald
Mais do que um restaurante, o local é uma história a parte. Sua casa enxaimel é de 1898 restaurada pelo proprietário do restaurante. Tem muitos detalhes e preserva toda a tradição da arquitetura e cultura. O restaurante possui 24 anos e serve uma variedade de pratos a la carte, mas com certeza, seu carro chefe é os pratos típicos da Alemanha.
Eu experimentei o Prato Típico Wunderwald. Teoricamente é um prato que serve duas pessoas. Mas, comemos em quatro e ainda sobrou. O prato é enorme. Nesse prato tem ¼ de marreco c/ recheio, fatias de Copa Lombo de porco defumada e cozida no chucrute, 1 joelho de porco temperado à pururuca, guarnecido com 2 Bockwurst cozidas – branca e vermelha, repolho roxo com passas, aipim frito com bacon, arroz branco, purê de maçã, mostardas e raiz forte. Eu provei um pouquinho de tudo e adorei.
Endereço: Rua 15 de Novembro, 8444, Rodovia Blumenau - Pomerode - Km 6 - Pomerode/SC. Almoço: De segunda a sexta, das 11h30 às 15h, Sábados, domingos e feriados, das 11h30 às 16h. Jantar: De segunda a sexta, das 18h às 22h, Sábado, das 18h às 22h30. instagram.com/restaurantewunderwald
Restaurante Frau Dickmann
Este restaurante funciona apenas no domingo, mas se você estiver na cidade no final de semana, precisa conhecer. Ele também é todo diferente, começando pelo local: Ele fica anexo a um clube de caça e tiro. O Clube Cultural e Recreativo e Esportivo Testo Central. Aliás, a tradição dos clubes de caça e tiro que vieram junto com a imigração continuam vivos na cidade.
No Restaurante Frau Dickmann você vai saborear um delicioso buffet de comida caseira e típica da região. Um ótimo local para você experimentar a comida alemã sem se preocupar com os pratos grandiosos, já que no buffet você mesma se serve o quanto desejar.
Endereço: Rua XV de Novembro, 9960, Testo Central - Pomerode/SC. Almoço: Domingos das 11h às 14h. Sábados: Somente agendamentos, eventos e festas.
FÁBRICA E CULTURA
Pomerode é uma cidade cheia de indústrias muito importantes para o Brasil e mundo. Uma delas, que fica na Rota do Imigrante é a Karsten. Uma perdição para quem adora cama mesa e banho, porque a loja de fábrica é enorme e sempre está com promoções para quem visita. Além da visita na loja de fábrica, também pude conhecer a Casa Memorial Karsten.
Um memorial do crescimento da empresa, parcerias e fatos importantes, premiações e muito mais. Além de um espaço incrível que mostra os funcionários que crescem junto com a empresa, e que já trabalham a mais de 30 anos por lá. Uma linda homenagem.
Endereço da Casa Memorial: Rua Johann Karsten, 260 - Pomerode. Endereço da Loja de Fábrica: Km 15 - Acesso a Pomerode. Segunda à Sábado das 9h às 18h. Domingos e feriados das 11h às 19h.
DOCES E BEBIDAS
Mas é claro que a gente também quer levar aquele docinho para casa. E quem sabe uma cachaça tão típica da região? Nada melhor do que visitar os imigrantes que produzem as bebidas e doces artesanais. O problema só é não querer comprar tudo!
Cachaça Artesanal Wilbert
Nada melhor do que começar com bebida boa e uma história incrível. A Cachaça Wilbert é a pioneira da cidade de Pomerode, e já está na 4ª geração da família, tendo iniciado em 1920. A produção artesanal garante um sabor incrível e de qualidade, além de diversos sabores. Banana, ervas, maracujá, café, marula, entre outras. A de maracujá é deliciosa!
Endereço: Rua dos Atiradores, 13315. Pomerode/SC. Atendimento: Segunda a Sábado das 7:30h às 17h. instagram.com/cachacawilbert
Guido Danker - Geleias
Sabe aquele lugar que você pode ficar horas ouvindo a história da família e do lugar sem se cansar? Aqui nas Geleias Danker é um desses locais. O casal é muito simpático e as geleias são deliciosas. Além das geleias eles também possuem melados e alguns outros produtos. O casal são pessoas incríveis e o senhor Danker me mostrou toda a estrutura dele, e como ele produz as geleias. Muito legal. Endereço: Rua Ribeirão Luebke. Atendimento com agendamento.
Doceria Glau
Mãe e Filha que fazem dos doces da cozinha, exalar o amor pela confeitaria. É nos lindos detalhes e no sabor incrível dos produtos que elas vão cativar qualquer visitante. Aliás, o atendimento é incrível. O difícil é sair de lá só com um pacotinho de bolachas. Sejam elas salgadas ou doces. Pão de mel ou as mais elaboradas e desenhadas. As delícias das meninas são irresistíveis.
Endereço: Rua Vale do Selke Grande, 1690, Testo Central - Pomerode. Atendimento de segunda a sexta das 8h às 11h e 13:30h às 19h. Nos sábados sob consulta. instagram.com/doceria_glau
HOSPEDAGEM EM POMERODE
Vocês já perceberam, por esse roteiro, que um dia só na cidade não é o suficiente. Eu sugiro pelo menos três dias para aproveitar esta e outras rotas, além de festas da cidade, como a tão famosa Osterfest que é a festa de páscoa de Pomerode. Eu me hospedei no Hotel Bergblick.
Um local aconchegante e espaçoso, com muita natureza e no centro da cidade. Você até esquece que está tão perto de tantas atrações e ao mesmo tempo na sensação de calmaria do campo. E tem o plus para quem tem seu animal de estimação, porque o hotel aceita os pets em seu estabelecimento.
Endereço: Rua Georg Zeplin, 120, Pomerode. 2 km do centro da cidade. instagram.com/hotelbergblick
DICAS PARA QUEM VAI VISITAR A CIDADE
- Leve roupas leves e confortáveis. Na maioria do tempo, e principalmente no verão, pode ser muito quente. A cidade também tem pouca incidência de ventos, então, não esqueça de se hidratar a todo momento também.
- Tenha protetor solar e repelente de mosquito. Protetor solar é algo que eu nem precisaria lembrar. É bom ter em qualquer viagem. Prevenir uma queimadura sempre é melhor. E o sol, hoje em dia, anda muito forte. Mas algo que geralmente eu não tenho comigo, e com certeza faz diferença nesta viagem é o repelente de insetos. Como a cidade é cercada de muita mata, os insetos são presentes em todo local, mesmo na cidade. Muitos lugares que você vai, eles possuem para usar, mas é bom você já ir prevenida com um próprio.
- Boné e Mochila. Sei que muitas pessoas não gostam, mas principalmente se você vai caminhar pela cidade ou pelo interior perto do meio dia, é sempre bom ter um boné ou chapéu junto. A mochila eu acho muito prática para passeios. Até porque dá para levar comidinhas junto.
Confira também a Festa de Páscoa mais alemã do Brasil - Osterfest
Gostei muito das fotos mas ....... o prato gastronómico encheu o meu olhar.
ResponderExcluirBonita publicação informativa
.
Uma semana feliz. Saudações poéticas.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
A 1ª foto com aquela FLOR humana , entre outras flores, é encantadora
ExcluirCumprimentos
Olá, vi tua postagem no blog da Ane e vim aqui te conhecer. Conhecia só de nome esta cidade e achei muito linda. Quem sabe um dia chego a conhecer. Estou te seguindo e te convido a conhecer o meu blog, beijos https://enfimsetenta.blogspot.com/
ResponderExcluirTem tudo tão bom aspeto!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Ainn adoro essa vibe de cidade pequena do sul! que bunitinho os lugares <3
ResponderExcluiradorei a dica da cidade, eu não conhecia o lugar, mas me parece um ótimo destinooo!
amei o post!
http://www.mairanamba.com
Que delicia suas viagens Monique! Fiquei com água na boca ao ver as refeições.
ResponderExcluirNão conhecia o lugar, mas me lembrou muito ouro preto aqui em Minas.
Até mais.
https://www.relatosdalih.com.br/
Estou impressionada (e com água na boca) com esse prato alemão, que maravilha Monique! Eu amo culinária alemã, os pratos e os doces são maravilhosos, tenho que conhecer Pomerode um dia. E que lugar lindo! *-*
ResponderExcluirQue delícia de lugar, S2. Realmente o Sul é muito lindo e tem muita história para contar. Adorei saber um pouco mais sobre a cidade e ver seus passeios.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Não conhecia esse lugar, que lindo, amei a dica de ir com roupa leve
ResponderExcluirAbraços,
Alécia, do Blog ArroJada Mix