Fazendo Pose: Uma história bem humorada de como a ioga transformou a vida de uma mulher em crise

15 maio 2023

Fazendo Pose: Uma história bem humorada de como a ioga transformou a vida de uma mulher em crise

É incrível o quanto de responsabilidades colocamos em cima dos nossos ombros. Mulheres. Você precisa casar cedo, ter filhos, um casamento feliz, uma gravidez saudável, crianças, família, um montão de "regras" para se cumprir. Aí vem o desconforto, a incomodação, a depressão porque você não vive em um conto de fadas. Ninguém é bom o tempo todo.

Fazendo Pose: Uma história bem humorada de como a ioga transformou a vida de uma mulher em crise

E é em meio a esses questionamentos e aulas de ioga que vamos conhecer Claire Dederer e sua família. Ela é crítica literária e é casada com um jornalista. Após sua primeira gravidez, ela decide começar aulas de ioga para desestressar e acabar com a dor nas costas. Em meio a história real e a evolução de suas posições na ioga, vamos conversar como amigas com a autora, saber de sua infância, das frustrações e alegrias do casamento e de ser mãe.

"As pessoas não têm ideia de como cada centímetro de chão onde elas pisam hoje em dia foi conquistado com a luta de um punhado de mulheres do passado."

Eu não sou mãe e nem estou casada, mas esse não é um motivo para não identificação. Vejo muitas amigas mães e esposas com vários desses questionamentos, que muitas vezes são tabus, ou escondidos por medo da sociedade. A mãe tem que ser um "ser perfeito". Dilemas da gravidez, quando tudo que importa é o bebê. Amamentação. Levar a criança no colo ou colocar no carrinho? Trabalhar ou ficar com os filhos? Esses são muitos dos questionamentos que ela indaga em seu livro.

Fazendo Pose: Uma história bem humorada de como a ioga transformou a vida de uma mulher em crise

Entre partes mais divertidas e muitos dramas e dilemas do lar, vamos nos envolvendo e querendo saber mais da vida da autora e também da ioga. A leitura é bem fluida e a autora escreve muito bem (é de se esperar já que ela trabalha com isso). Os capítulos são divididos pelas posições da ioga e a diagramação é muito boa. Para quem gosta de livros desse gênero, eu recomendo a leitura. Uma biografia de autoconhecimento e trajetória da vida adulta. A edição foi publicada no Brasil pela Editora Sextante em 2011. Possui 335 páginas.

Sinopse do Livro: Quando Claire procurou a ioga, não sabia bem o que esperar. Queria aliviar a dor nas costas que a incomodava, ter um corpo mais forte e, quem sabe, aquele brilho místico do olhar dos iogues. Com um misto de esperança e descrença, ela deu o primeiro passo rumo a um processo de transformação que jamais imaginara. Ressentida com o marido, exausta com a maternidade, irritada com a onipresença da mãe e oprimida pelas cobranças da sociedade, Claire estava vivendo um redemoinho de insatisfações. Mas como todos esperavam que ela fosse perfeita, vestia uma máscara de felicidade e seguia adiante. No entanto, a ioga a colocou frente a frente com suas emoções. Ao ter de permanecer imóvel numa postura, lutando contra o fluxo incessante de pensamentos, o inevitável aconteceu. A angústia que tanto escondia de si mesma veio à tona. Ela percebeu que o esforço exagerado para superar as dificuldades de cada postura era uma metáfora de sua vida: uma luta constante para provar que era melhor do que de fato se sentia.


Sobre a autora:


Claire Dederer é uma escritora americana que contribui regularmente com ensaios, resenhas e críticas para publicações como o The New York Times. Ela também é autora de dois livros, Love and Trouble e Poser: My Life in Twenty-Three Yoga Poses.

5 comentários

  1. Nunca fiz ioga mas pelo que leio penso ser uma atividade/desporto/ relaxe, muito bom e positivo para a saúde física e mental.
    *
    Semana com Saúde, Paz e Amor
    */*

    ResponderExcluir
  2. I am glad for was able to gain from Yoga.
    https://www.melodyjacob.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mo, tudo bem?
    Acho que os temas são bem pertinentes, mesmo pra quem ainda não deu "check" neles, porque querendo ou não somos muito cobradas a atingir esses marcos, né? :( Ótima dica!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua abordagem e fez com que eu queira conhecer o livro.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro mais achei interessante a resenha do mesmo.
    Ótimo post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter