História dos direitos das mulheres pelo mundo ganha versão 'graphic novel' pelas mãos de ativistas

11 maio 2023

História dos direitos das mulheres pelo mundo ganha versão 'graphic novel' pelas mãos de ativistas contemporâneas

A luta feminina por igualdade é longa e já foi contata por diversos ângulos. Agora, a obra “Amazonas, Abolicionistas e Ativistas” relata esta história de maneira inovadora: em formato graphic novel. Lançamento da Editora Seoman e escrita pela ativista e crítica cultural negra Mikki Kendall, ela apresenta as principais figuras e acontecimentos que promoveram os direitos das mulheres ao longo do tempo.

Kendall, ao lado da ilustradora queer A. D´Amico, relata as proezas de mulheres notáveis ao longo da história – de rainhas e combatentes da liberdade a guerreiras e espiãs –, além de citar importantes passagens sobre os movimentos progressistas liderados por mulheres que moldaram a história, entre eles a abolição, o movimento sufragista, a entrada da mulher no mercado de trabalho, os direitos civis, o movimento LGBTQ+, os direitos reprodutivos e muito mais.


Traduzida pela brasileira Denise de Carvalho Rocha, esta HQ trata, de forma contundente e ousada, de diversos temas que compõe a trajetória das mulheres rumos aos seus direitos, como: os direitos das mulheres na antiguidade; como era o poder de imperatrizes, rainhas e princesas; o papel da escravidão, do colonialismo e do imperialismo no processo de apagamento das mulheres; a luta feminina pela liberdade e a marcha pela igualdade. Passa ainda pela revolução sexual e pela crise da AIDS (entre 1960 e 1980) e pelos feminismos corporativo, inclusivo etc.

“Esta é uma obra dedicada àquelas que pavimentaram o caminho, para as que aprenderam a abrir caminho e para as outras que encaram caminhos ainda desconhecidos”, dizem a autora e a ilustradora na dedicatória. 

Ao percorrerem a história da luta feminina, do começo ao fim, elas mostram figuras históricas e contemporâneas como Angela Davis, Malala, Janet Mock e Jowelle de Souza, além de muitas líderes no mercado de trabalho e na política como Michele Bachelete e Ellen Johnson Sirleaf.  O leitor é transportado, junto com as personagens desta HQ (que representam a diversidade racial, estética e cultural) para uma viagem de resgate pelas origens e pelos progressos da luta pelos direitos de todas as mulheres.

Sobre as autoras:


MIKKI KENDALL, é escritora, ativista, palestrante, blogueira e autora best-seller do New York Times. Formada pela Universidade de Illinois Urbana-Champaign e pela Universidade DePaul, seus trabalhos já foram apresentados no The Washington Post, The Boston Globe, The Guardian, Time, Salon, Ebony, Essence e outras publicações. Oradora talentosa, ela já discutiu sobre temas como raça, feminismo, violência, tecnologia, cultura pop e mídia social em Good Morning America; The Daily Show; Woman’s Hour, da BBC e outros. Mikki mora em Chicago com a família.

A. D’AMICO é ilustradora, nascida em Ohio. Formou-se em 2016 no Columbus College of Art & Design com um bacharelado em Ilustração, e desde então trabalha como freelancer em histórias em quadrinhos, aquarelas e ilustrações digitais.

Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

9 comentários

  1. Postagem muito bonita. A luta das mulheres pela igualdade de direitos e deveres já vem de longe
    Concordo que trabalho igual, salário igual. Infelizmente sabemos que os deveres são cumpridos. Já os direitos estão muito longe de o ser.
    Gostei muito do seu blogue. Fiquei fã e seguidora
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Homens e mulheres deveres e direitos iguais. Ponto.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Adorei a dica de leitura, pois adoro ler esses tipos de temas e discussões em formato de quadrinhos!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei ler o artigo! Sempre estou aqui visitando e lendo seus artigos, pra mim é um dos blogs com os melhores conteúdos.

    blog: download pgsharp 2023 app

    ResponderExcluir
  5. Que legal Monique, achei interessante ver que agora tem um escrito sobre o assunto.
    Muito bacana!!!
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que incrível isso! Muito importante e necessário! Deveria ser leitura obrigatória, inclusive... Bjssss

    ResponderExcluir
  7. QUE PERFEITO, eu já quero comprar minha edição!!!!
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Independentemente do sexo, todos deveríamos ter os mesmos direitos e deveres, de louvar todos os que lutam para isso aconteça.
    É certamente um livro muito interessante.
    Obrigado pela sugestão.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter