A luta feminina por igualdade é longa e já foi contata por diversos ângulos. Agora, a obra “Amazonas, Abolicionistas e Ativistas” relata esta história de maneira inovadora: em formato graphic novel. Lançamento da Editora Seoman e escrita pela ativista e crítica cultural negra Mikki Kendall, ela apresenta as principais figuras e acontecimentos que promoveram os direitos das mulheres ao longo do tempo.
Kendall, ao lado da ilustradora queer A. D´Amico, relata as proezas de mulheres notáveis ao longo da história – de rainhas e combatentes da liberdade a guerreiras e espiãs –, além de citar importantes passagens sobre os movimentos progressistas liderados por mulheres que moldaram a história, entre eles a abolição, o movimento sufragista, a entrada da mulher no mercado de trabalho, os direitos civis, o movimento LGBTQ+, os direitos reprodutivos e muito mais.
Traduzida pela brasileira Denise de Carvalho Rocha, esta HQ trata, de forma contundente e ousada, de diversos temas que compõe a trajetória das mulheres rumos aos seus direitos, como: os direitos das mulheres na antiguidade; como era o poder de imperatrizes, rainhas e princesas; o papel da escravidão, do colonialismo e do imperialismo no processo de apagamento das mulheres; a luta feminina pela liberdade e a marcha pela igualdade. Passa ainda pela revolução sexual e pela crise da AIDS (entre 1960 e 1980) e pelos feminismos corporativo, inclusivo etc.
“Esta é uma obra dedicada àquelas que pavimentaram o caminho, para as que aprenderam a abrir caminho e para as outras que encaram caminhos ainda desconhecidos”, dizem a autora e a ilustradora na dedicatória.
Ao percorrerem a história da luta feminina, do começo ao fim, elas mostram figuras históricas e contemporâneas como Angela Davis, Malala, Janet Mock e Jowelle de Souza, além de muitas líderes no mercado de trabalho e na política como Michele Bachelete e Ellen Johnson Sirleaf. O leitor é transportado, junto com as personagens desta HQ (que representam a diversidade racial, estética e cultural) para uma viagem de resgate pelas origens e pelos progressos da luta pelos direitos de todas as mulheres.
Sobre as autoras:
MIKKI KENDALL, é escritora, ativista, palestrante, blogueira e autora best-seller do New York Times. Formada pela Universidade de Illinois Urbana-Champaign e pela Universidade DePaul, seus trabalhos já foram apresentados no The Washington Post, The Boston Globe, The Guardian, Time, Salon, Ebony, Essence e outras publicações. Oradora talentosa, ela já discutiu sobre temas como raça, feminismo, violência, tecnologia, cultura pop e mídia social em Good Morning America; The Daily Show; Woman’s Hour, da BBC e outros. Mikki mora em Chicago com a família.
A. D’AMICO é ilustradora, nascida em Ohio. Formou-se em 2016 no Columbus College of Art & Design com um bacharelado em Ilustração, e desde então trabalha como freelancer em histórias em quadrinhos, aquarelas e ilustrações digitais.
Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!
Postagem muito bonita. A luta das mulheres pela igualdade de direitos e deveres já vem de longe
ResponderExcluirConcordo que trabalho igual, salário igual. Infelizmente sabemos que os deveres são cumpridos. Já os direitos estão muito longe de o ser.
Gostei muito do seu blogue. Fiquei fã e seguidora
Bjs
Homens e mulheres deveres e direitos iguais. Ponto.
ResponderExcluirCumprimentos poéticos
Oi!
ResponderExcluirAdorei a dica de leitura, pois adoro ler esses tipos de temas e discussões em formato de quadrinhos!
Beijão
https://deiumjeito.blogspot.com/
Fantástico! Fiquei super curiosa!
ResponderExcluirBjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Adorei ler o artigo! Sempre estou aqui visitando e lendo seus artigos, pra mim é um dos blogs com os melhores conteúdos.
ResponderExcluirblog: download pgsharp 2023 app
Que legal Monique, achei interessante ver que agora tem um escrito sobre o assunto.
ResponderExcluirMuito bacana!!!
Beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Nossa, que incrível isso! Muito importante e necessário! Deveria ser leitura obrigatória, inclusive... Bjssss
ResponderExcluirQUE PERFEITO, eu já quero comprar minha edição!!!!
ResponderExcluirbeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Independentemente do sexo, todos deveríamos ter os mesmos direitos e deveres, de louvar todos os que lutam para isso aconteça.
ResponderExcluirÉ certamente um livro muito interessante.
Obrigado pela sugestão.
Beijinhos