Desde 2020 venho me desfazendo das minhas coisas desnecessárias. Coisas que estavam guardadas e não eram usadas, objetos domésticos para um futuro distante, roupas que não usava, equipamentos que funcionavam mas estavam aqui parados, canecas e objetos que tinha trazido de viagens, etc. Tudo extra, foi para a lojinha para ser vendido ou foi doado (quando eram roupas mais antigas e tal).
Me desfiz de minhas coleções e dos livros. Hoje tenho apenas em minha estante os que ainda não li. Os outros foram embora ou estão na lojinha para ir. Até os que eu tinha autógrafos de autores internacionais foram. Livros favoritos. E continuarão sendo! Só não vi motivo de ficar acumulando eles se não fosse ler novamente. Não sou uma pessoa que lê várias vezes o mesmo livro, então não faz sentido continuar com eles só para juntar pó.
"Talvez o motivo mais importante para sair pelo mundo e se conectar com ele é que as experiências vividas por meio de suas ações nunca poderão ser tiradas de você. Ao contrário de nossos bens materiais, nossas experiências estão dentro de nós e podemos levá-las conosco para qualquer lugar. Não importa o que possa nos acontecer, nossas experiências são apenas nossas."
Algumas pessoas chamam isso de minimalismo. Eu acho que não é para tanto. Ainda tenho várias coisas, mas, quem sabe em um futuro próximo, possa estar com bem pouquinhas coisas. Eu sei que hoje, eu olho dentro do armário, nas partes mais vazias, e fico feliz e leve. A gente lê os livros de minimalismo, eles falando sobre os prazeres dessa prática, e às vezes é difícil de acreditar. Mas é verdade! A gente se sente mais leve depois que começa. E pega gosto por mandar muita coisa embora.
Para quem ainda está no comecinho, e quer conhecer mais sobre essa prática de desapego, eu indico o livro Dê Adeus ao Excesso: A sensação libertadora de viver com menos que só o minimalismo japonês pode proporcionar da Editora Astral Cultural. Na essência, o livro é um bom "guia" para começar a desapegar. Claro que nem tudo é aplicável, mas da para aprender várias coisas com a leitura. E principalmente aprender/fazer pensar porque acumulamos tanto.
Gosto também, que o autor não quer ditar regras. Ele até fala que cada um tem que saber o que lhe traz felicidade ou não, e só porque você gosta de ter mais coisas e objetos, não quer dizer que você seja menos que outra pessoa.
Sinopse do livro: Dê Adeus ao Excesso, fenômeno japonês e best-seller, mundial, prova que uma VIDA MINIMALISTA é capaz de proporcionar FELICIDADE PLENA e mais LIBERDADE. Fumio Sasaki decidiu abrir mão de tudo o que não era essencial em sua vida e percebeu que, com menos coisas, transformou não apenas o espaço à sua volta, mas também conquistou mais tempo e energia para o que vale mesmo a pena. Ao compartilhar sua experiência, o autor provoca a reflexão sobre o conceito de sucesso da sociedade atual, em grande parte medido pela quantidade de coisas que possuímos, principalmente em comparação ao outro, e como isso causa a constante sensação de fracasso, frustração e, por consequência, infelicidade. Sasaki mostra as 70 principais maneiras para aderir a esse estilo e ensina a ressignificar o sentimento de posse, organizar a própria vida, abrir mão dos excessos que entulham o dia a dia e, assim, ter mais foco no que realmente importa. "
Não posso falar nada da edição, porque li ele em e-book. Mas a leitura é bem rápida e fluída. O autor escreve muito bem e de forma simples, para que todos entendam. Por isso também acredito que esse livro é muito bom para quem está iniciando o assunto. Porque eçle é simples. Não é complexo e cheio de frescura. E o autor cita seus próprios exemplos para falar o porque a vida dele se transformou tanto depois de virar minimalista.
Sobre o autor:
Fumio Sasaki nasceu em 1979, em Kagawa, no Japão. Trabalha como editor na Wani Books, uma editora especializada em banda desenhada japonesa. É coautor do blogue Minimal & ism, sobre o minimalismo, e vive segundo os seus preceitos, num apartamento de 22 metros quadrados, em Tóquio, mobilado apenas com uma pequena caixa de madeira, uma secretária e um colchão desdobrável.
Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!
Oi! Eu preciso muito me educar para praticar o desapego de algumas coisas, pois preciso organizar melhor meu espaço. Anotei a dica de livro da Astral e vou tentar ler e ver se me ajuda. Bjos!! Cida
ResponderExcluirMoonlight Books
Oi!
ResponderExcluirDepois que dei um monte de coisa embora em uma tacada só (livros, revistas e coisas de cozinha) sinto que ando melhor em praticar o desapego, gostei da dica de leitura!
Beijão
https://deiumjeito.blogspot.com/