Quem ama zoológicos? Eu adoro visitar esses lugares incríveis que prezam pela preservação das espécies. Já falei da importância dos Zoos no post que fiz sobre o BioParque de Pomerode em Santa Catarina. Hoje vim falar de outro zoológico muito importante do nosso Brasil. Aliás, o maior zoológico do nosso país, o Zoológico de São Paulo.
História do Zoo de SP
O Zoológico de São Paulo, como também é chamado, foi criado em junho de 1957. Os primeiros animais de origem exótica, como por exemplo: leões, ursos e elefantes, foram adquiridos de circos particulares. Consciente de sua responsabilidade no contexto nacional, o Zoológico de São Paulo tornou-se a primeira instituição brasileira a propor e participar de forma efetiva em múltiplos programas de recuperação de espécies brasileiras seriamente ameaçadas de desaparecer da natureza, exemplo do mico-leão, pequenos felídeos neotropicais e araras-de-lear.
A Fundação Parque Zoológico de São Paulo obteve, em 1959, personalidade jurídica e autonomia administrativa, financeira e científica e é responsável pela administração do parque. Além disso, ela se compromete em manter uma população de animais vivos de todas as faunas, para educação e recreação do público, bem como para pesquisas biológicas; instalar em sua área de abrangência uma Estação Biológica, para investigações de fauna da região e pesquisas correlatas; e proporcionar facilidades para o trabalho de pesquisadores nacionais e estrangeiros no domínio da Zoologia, no seu sentido mais amplo, por meio de acordos, contratos ou bolsas de estudo.
Pelo Guinness Book, desde 1994, o Zoológico de São Paulo é reconhecido como o maior zoológico do Brasil. Nesse mesmo ano, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo foi classificada na categoria "E", a mais alta, junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para entidades de manejo ambiental e preservação de espécies.
Em maio de 2001, a área anexa ao zoológico que era ocupada pela empresa "Simba Safari" foi reincorporada ao Parque Zoológico de São Paulo, sendo reaberta ao público como "Zoo Safári" em 5 de junho desse mesmo ano, proporcionando passeios por entre trilhas, onde pode-se ver os animais na mata, ou de carro por entre animais soltos.
Uma visita ao Zoológico
Com certeza visitar o Zoo de SP é uma experiência incrível. O lugar é enorme, e tem muitos animais para você conhecer. Reserve um dia inteiro, e talvez, nem assim será suficiente. Ele está localizado em uma área de mais de 824 mil metros quadrados de Mata Atlântica original e aloja as nascentes do histórico riacho do Ipiranga, às margens do qual foi proclamada a independência do Brasil. No local você encontra 3.200 animais, entre os quais 102 espécies de mamíferos, 216 de aves, 95 de répteis, 15 de anfíbios e 16 de invertebrados.
Eu amei a experiência. Como o fluxo não é em uma única direção em todo o parque, sugiro pegar um mapa, para ir vendo onde ainda não passou. Eu caminhei muito e adorei a parte das Girafas, que aliás, fica perto de alguns restaurantes. E adorei os elefantes também. Uma outra dica é: chegue cedo e leve boné, porque você estará em locais descobertos, onde o sol pode aquecer muito.
E se você é prevenido, leve também um guarda-chuva. Eu tinha, e no meio da tarde choveu. Não foi motivo para estragar o passeio. Deu para passear igual. Por isso é bom se prevenir. Se quiser levar uns lanchinhos também para as fominhas durante o dia, é ótimo, e não esqueça a garrafa de água!
Como sou de fora da cidade, não estava de carro. Para quem está de carro, tem um estacionamento enorme em frente ao zoológico. Para quem estará se locomovendo com outro transporte, eu sugiro fortemente o coletivo, pois de Uber você vai gastar um valor bem alto, pelo lugar ficar um pouco afastado do centro.
No transporte coletivo tem várias opções. Se você ainda não tem ingresso, pode ir de metrô até o terminar Jabaquara. Lá tem um micro-ônibus todo estampado do Zoo (impossível errar), que faz a parada no Zoo SP para você curtir o passeio e depois volta para o terminal. Antes de pegar o transporte você já paga o trajeto de ida e volta e seu ingresso junto. Por isso, essa opção só serve para quem ainda não tem ingresso.
Caso você já tenha ingresso, o bom é pegar um dos ônibus que param bem em frente ao zoo. Que é a linha de ônibus 4742-10 Jd. Clímax e a linha 475R-10 Jd. São Savério, que parte do Metrô São Judas e Saúde. Ou a linha 4491-10 – Zoológico que sai do Terminal Parque D. Pedro II. Sem preocupação, é só curtir o dia incrível no zoológico.
Confira a visita em vídeo
Onde se hospedar em SP
Para quem quer se hospedar pertinho do zoológico, para não precisar se deslocar muito, a indicação é o Hotel Jabaquara Imiggrantes. Ele fica localizado a 2,4 km do São Paulo Expo e a 2,6 km do Parque Estadual Fontes do Ipiranga. Oferece quartos com ar-condicionado e banheiro privativo. Recepção 24 horas e Wi-Fi gratuito. O local fica também a 7 km do Shopping Interlagos e a 8,7 km do Pavilhão Ciccillo Matarazzo. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Congonhas/São Paulo, a 2 km do Hotel Jabaquara Imiggrantes. Clique aqui para pesquisar valores.
Mas se você não se importa em andar de metrô, quer algo econômico e procura um hostel, eu fiquei no Tapera Hostel. Ele é ótimo, tem vários chuveiros e banheiros, a rua é bem silenciosa e é praticamente ao lado do metrô. Ótima opção para se deslocar com facilidade. Com localização ideal no bairro de Vila Mariana, em São Paulo, o Tapera Hostel fica a 2,6 km do MASP, a 3,2 km do Pavilhão Ciccillo Matarazzo e a 3,3 km da Catedral Metropolitana de São Paulo.
A propriedade oferece cozinha compartilhada, lounge compartilhado e Wi-Fi gratuito em todas as áreas. Alguns quartos possuem varanda com vista da cidade. O que eu fiquei tinha, e é muito bonito. O hostel também possui um terraço ao ar livre. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Congonhas/São Paulo, a 9 km da acomodação. Clique aqui para pesquisar valores.
Oi Monique, bom saber o que o zoo de SP está em ótimo funcionamento. O de BH está uma vergonha, a infraestrutura e o desleixo dos jardins está um absurdo. A última vez que estive lá o borboletário nem existia mais, é uma pena.
ResponderExcluirAté mais!
www.relatosdalih.com.br 💜
Adoro visitar o zoo de Lisboa, são sempre momentos muitos agradáveis poder observar os diferentes animais.
ResponderExcluirExcelente informação sobre o zoo de SP e lindas fotos.
Beijinhos
Fiquei com vontade de visitar esse zoo. Amo a flora e fauna.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia