A vida na meia-idade: um livro sobre a importância de não desistir dos sonhos

11 junho 2023

A vida na meia-idade: um livro sobre a importância de não desistir dos sonhos
 
Se acomode naquela cadeira confortável, na poltrona, no sofá ou até na cama em seu quarto. Não importa o móvel, o importante é você estar confortável, pegar uma pipoca e curtir essa dica de leitura, do post de hoje. Em "Falando de Si", Simone Santos Guimarães escreve sobre temas como maternidade tóxica, autoestima da mulher e preconceitos por meio da história de uma protagonista que desafia o etarismo

Existe uma idade certa para correr atrás dos sonhos? Na contramão da cultura imediatista, Simone Santos Guimarães publica o livro Falando de Si para se conectar a todos aqueles que, depois dos 50 anos, perceberam que ainda há muitas experiências a serem vividas.

Neste drama psicológico, a autora conta a história de Maria Elisa que, perto de seu aniversário, começa a refletir sobre passado, presente e futuro. Ao se casar e engravidar antes de iniciar a faculdade de Medicina, a personagem abriu mão dos próprios objetivos para cuidar da família. Mas, após ter se dedicado à criação dos filhos, percebe que ainda quer explorar a carreira de escritora.

"Às vésperas de completar 50 anos, devaneio: não me encaixo mais na realidade em que vivo e que parece se distanciar de tudo o que imaginei quando era criança e se aproximar de tudo o que vivi naquela época. Eu não me encaixava. Por minha culpa — insistem em dizer meus devaneios — estou me tornando uma pessoa infeliz por não fazer o que realmente desejo e estou adoecendo ao ponto de tornar-me tóxica."

A protagonista entrelaça suas visões pessoais às trajetórias das diferentes gerações de “Marias” de sua linhagem. Todas com o mesmo nome, ela fala de mulheres como sua avó, a primeira referência de carinho materno, e sua progenitora, com quem nunca conseguiu manter uma relação saudável. A partir desta narrativa intimista e profunda, a autora percorre temas como o abandono familiar, mães narcisistas, autoestima na adolescência e preconceitos sociais.

A vida na meia-idade: um livro sobre a importância de não desistir dos sonhos

Ficção e autobiografia se misturam, porque Simone Santos Guimarães também queria focar na literatura, porém as exigências com a docência e a maternidade demandavam muito tempo. As palavras eram somente terapia de férias, e foi após a independência da filha e o distanciamento das salas de aulas que passou a se dedicar à escrita.

Mas a autora sabe que incentivar o sonho não é o suficiente: economista e especialista em Gestão Empresarial, ela ainda explica a importância do planejamento financeiro a longo prazo. A escritora encoraja as pessoas, principalmente mulheres, a pôr em prática seus desejos com o exemplo de Maria Elisa que, perto de seu cinquentenário, já se programou até os 100 anos.

Sobre a autora:

A catarinense Simone Santos Guimarães é economista, especialista em Gestão Empresarial e mestre em Engenharia de Avaliação e Inovação Tecnológica. Começou a escrever ficção paralelamente ao seu trabalho na docência e publicou obras como “Minha Vida de Solteiro”, “As Aventuras de Dorinha” e “O Verdadeiro Significado do Natal”, além dos lançamentos “Falando de Si” e “Bruxa, sim. Má, não!”. Na literatura nacional, faz parte da Associação de Contistas, Poetas e Cronistas Catarinenses (ACPCC) e assumirá, ainda neste ano, uma cadeira na Associação Nacional de Cultura, Literatura e Artes (Ancla).

Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

7 comentários

  1. Oi! Eu acho que nunca devemos desistir de correr atrás de um sonho, não importa a idade. Afinal no decorrer da vida vamos encontrando novos objetivos e com isso a busca pelos sonhos segue durante toda nossa existência. Com certeza uma obra necessária. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Mo, tudo bem?
    Acho super importante o tema desse livro e adorei a faixa etária da protagonista. Gosto muito de livros que nos incentivam a lembrar que nunca é tarde pra ser feliz, pra começar de novo, pra correr atrás de um novo objetivo. A vida não acaba depois de idade x ou y.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Oi
    não conhecia, não é muito meu tipo de leitura só que é um tema interessante, pois realmente não existe idade para ir em busca dos sonhos, minha tia mesmo quando estava na casa dos 50 anos começou a fazer pedagogia, depois já fez especialização e depois de um ano sem dar aula por motivos pessoais, voltou a dar aula agora.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a leitura Monique. Eu SUPER acredito que não existe idade certa para realizar sonhos ou até mesmo mudar totalmente o rumo de uma vida. O importante é manter a chama do que nos faz feliz sempre bem acesa. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amei ver esse livro aqui, quero muito ler e acho que aborda muitos assuntos bacanas e importantes.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. nossa senhora, eu que to quase nos 40 e desanimando de mt coisa essa indicação veio como uma luva pra mim!

    www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um ótimo livro. Se não morrermos antes, todos nós teremos que passar pela velhice.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter