Não inventa, Mariana - Mariana Becker

23 junho 2023

Não inventa. Mariana - Mariana Becker

Mariana é uma jornalista muito conhecida no meio automobilístico da F1. E nesses anos de trabalho pelas pistas de alta velocidade, ela percorreu o mundo todo. Conheceu muitas pessoas e aprendeu muitas histórias. "Um prato cheio de lembranças". E é essas lembranças, curiosidades e aprendizados que você encontra em Não inventa, Mariana, publicação da Editora Labrador.

Sinopse do livro: Tudo começou numa viagem pelo interior do Japão. Eu, encantada, escrevia pra casa para dar notícias e passei a escrever também a uma amiga que morava em Tóquio. Achando graça do meu entusiasmo, ela dividia os textos com seus familiares para rir um pouco da paixonite aguda desta valquíria gaúcha pelos delicados e sutis japoneses. A viagem acabou, mas a família dela, – meio japonesa, meio brasileira –, continuou a pedir mais. E assim fui contando mais de tudo o que ia me despertando paixões pela vida. Inventei de fazer longas peregrinações sozinha pelo Oriente; de encarar uma cavalgada no Marrocos com mais duas mulheres; de me enfiar na F1 até rasgar os fundilhos das calças; de experimentar massagens por onde andasse; de não ter limites entre os bichos e eu; de guardar em mim o cheiro, o barulho e o sol na minha pele de criança… e fui inventando moda por mais que meus pais me pedissem: não inventa, Mariana! Mas eu invento, e eles gostam.

Como se fossem cartas dela para o leitor. Mariana não escreve esse livro através de uma história. E sim de crônicas de momentos de suas viagens e aprendizados. Pequenos trechos que também pertenceram a cartas que ela escrevia para amigos ou pessoas que estavam longe. Pequenos momentos de descobrimento em terras estrangeiras ou em momentos inusitados.

"Essas coisas me lembram porque gosto tanto de viajar também para longe das civilizações que já conheço. Para me surpreender, aprender, me admirar com as diferenças entre as pessoas."

Confesso que Mariana Becker é conhecida em todo o Brasil, e muitas pessoas que indicam seu livro são verdadeiros fãs dela. Eu, não acompanho a F1 e vejo pouca TV. Sabia que ela era repórter, mas pouco conhecia. Então não falo como uma fã, e sim como uma leitora. E posso dizer que esse livro é como uma conversa com uma amiga, e um incentivo para conhecermos novos lugares e novas culturas.

Não inventa. Mariana - Mariana Becker

Mariana escreve de forma leve sobre situações que viveu ao longo de suas viagens. Para lugares onde a cultura é muito diferente da nossa. E que podemos nos surpreender com o que pode acontecer. Porque não se entregar as experiências?! São como contos de cada ocasião.

"Eu, particularmente, tenho esse prazer. O de me misturar, experimentar o que não é meu. Em todos os lugares por onde ando, tento deixar o novo mundo entrar. Os novos valores, novos hábitos, novos ritmos."

Achei bem diferente a edição, tanto na parte de diagramação, como na fonte azul (e não preta), e também pelas páginas do livro, com uma gramatura maior do que o tradicional. Pelo menos, a impressão é que são mais grossinhas.

Indicação de 3 livros com tema de viagens



Sobre a autora: MARIANA BECKER, 50 anos por fora, outras várias idades por dentro. Jornalista por fora, outras várias profissões por dentro. Brasileira por fora, outras várias nacionalidades por dentro. Viajante, por fora e por dentro. A trabalho, fui de Fla-Flu a um torneio de drag queens no subúrbio do Rio; vi finais olímpicas, uma F1 transformada e entrevistei de Pelé à única filha de Lampião. Acompanhei a adolescente Maya Gabeira virar gigante em Nazaré. Descrevi o terror na França. Naveguei pela costa da Groenlândia e me encantei com a Ilha de Páscoa ao lado do velejador Beto Pandiani. Já me quebrei bastante e me costurei bastante, mas o coração segue inteiro.


Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!

2 comentários

  1. Nossa, uma fonte AZUL? Que diferente!
    Não conhecia a obra, fiquei curiosa!
    beijos Monique
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O layout do livro é magnífico. Muito lindo mesmo!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter