Alguns vão para refletir, outros para agradecer, e outros ainda, para se encontrar. Não importa o motivo, uma coisa é certa, o Caminho Santiago de Compostela é uma viagem para dentro e para fora. E, no livro, Um caminho solo, publicado pela Editora Labrador, vamos percorre-lo, junto com a Samantha Gilbert, e sentir um pouquinho do que ela sentiu nessa incrível viagem.
Sinopse do livro: Se você já leu algum livro sobre peregrinações a Santiago de Compostela, prepare-se: nenhum é igual a este. Em Um Caminho Solo, Samantha Gilbert procura, sim, a paz interior e o crescimento pessoal e espiritual que movem todos os peregrinos, mas sua busca é também uma luta contra seus demônios. E ela os encara mesmo, a todo o instante. Do Rio de Janeiro ao fim do mundo, isto é, ao Cabo de Finisterra, último ponto de sua caminhada na Espanha, cada etapa do roteiro – com seus respectivos obstáculos e recompensas – mantém o fio da história bem nítido diante do leitor. Impossível resistir a uma estrutura narrativa tão sólida. E Samantha é, em si, uma ótima companhia de viagem. Sua primeira evidente qualidade é o senso de humor inteligente e iconoclasta. Outra de suas virtudes é a precisão instantânea com que descreve os andarilhos que encontra pelo caminho, todos muito diferentes uns dos outros. A galeria é vasta e sempre muito verdadeira. Esse olhar desassombrado – racional, agudo, urbano, culto, cosmopolita, autossuficiente e autoconfiante ao extremo – cobrou o seu preço. Ao partir rumo a Santiago, Samantha sente-se infeliz e desesperançosa. A peregrinação tem para ela três objetivos igualmente importantes e interligados. Um deles, físico, é controlar os desequilíbrios bioquímicos dentro do seu cérebro (os involuntários e os provocados). Nesse ponto, o livro é uma oportuna denúncia da presença excessiva da indústria farmacêutica em nossas vidas. O objetivo emocional é purgar as dolorosas decepções da vida até ali. O filosófico, ou espiritual, é dar um novo significado à liberdade que sempre teve. Ao longo da caminhada, seu corpo se supera, os sentidos se aguçam, e cresce nela a capacidade de ir além de si mesma.
Samantha é uma atriz frustrada e com início de depressão. Esses são só alguns de seus "demônios pessoais", quando ela decide que vai fazer o Caminho Santiago de Compostela. Ao partir rumo a Santiago, Samantha sente-se infeliz e desesperançosa. A peregrinação tem para ela três objetivos igualmente importantes. O objetivo físico é controlar os desequilíbrios bioquímicos dentro do seu cérebro. O objetivo emocional é livrar-se das decepções da vida até ali. O filosófico, ou espiritual, é dar um novo significado à liberdade que sempre teve.
Neste livro vamos ficar ao lado da autora por 32 dias, acompanhando milhares de km que ela percorre no caminho, muitos tipos de caminhantes que ela encontra no percurso, cidades diferentes, conexão e dificuldades ao longo do percurso.
"Sempre intuí que a força necessária para conseguir restaurar a minha fé na vida estivesse dentro de mim mesma, só não sabia como acessá-la. O Caminho, em pouquíssimo tempo de jornada, havia me permitido vislumbrar esse poder de cura inato dentro de mim, e a cada novo passo dado, sinto que meu peito vai sendo lentamente remendado."
E Samantha escreve muito bem. Com detalhes de cada lugar novo que ela encontra, mas principalmente, das várias pessoas diferentes. É como uma colega de viagem conversando com você. É fácil sofrer com ela diante das intempéries, e comemorar quando um lindo sol nasce em mais um dia de caminhada.
A autora também descreve muito bem os caminhantes e pessoas que encontra ao longo do caminho. O que enriquece ainda mais a nossa experiência de leitor. Principalmente se você for que nem eu, que adora uma boa história de viajantes.
"Considero que tenhamos duas tarefas distintas na vida: a primeira é experienciar a vida em si; a segunda é dar sentido à experiência."
Eu conhecia o Caminho Santiago de Compostela de ouvir falar. Já tive um tio que foi duas vezes. Mas nunca pesquisei sobre a experiência, como era, como funcionava as cidades, os albergues, etc. Lendo esse livro foi como um pequeno "manual" também para aprender sobre isso. Com certeza, para quem quer um dia percorrer o caminho, aqui você descobre algumas coisas de como funciona.
Mas esse não é para ser um manual de caminhada, e sim de autoconhecimento. Enquanto Samantha se descobre e vai descobrindo os vários tipos de caminhantes, o leitor também vai se descobrindo e percebendo sua essência. E a superação em cada ponto da jornada, tanto físico como espiritual e emocional, também contagia o leitor.
"...chego à conclusão de que o melhor lugar no mundo para se morar era aquele dentro de mim mesma. Habitar o mundo interior de forma absoluta, pois se não houvesse harmonia ali, o que de fato não havia, de nada adiantaria eu me carregar para outra cidade, outra casa, outra janela."
Eu gostei muito da leitura e de acompanhar o quanto Samantha evolui em sua jornada. Além de conhecer um pouquinho mais das "dores" de alguns caminhantes, das etapas que passam e de situações simples, da natureza, que pode encantar e surpreender. É como olhar novamente, com delicadeza, para as coisas simples que vivenciamos.
"Há algo extremamente libertador em se colocar uma mochila nas costas com apenas o essencial para sobreviver e seguir caminhando cada dia exatamente no ritmo que você quer, sem nenhum compromisso, sem ter que dar satisfação a ninguém, apenas vivendo a vida de uma maneira simples e espontânea."
Indicação de 3 livros com tema de viagens
Sobre a autora: Samantha Gilbert é carioca nascida em 1971. Filha de mãe brasileira e pai inglês, já morou na Inglaterra, na Itália e nos EUA. É atriz, formada pelo curso profissionalizante da Cal e pela Faculdade de Artes Cênicas do Instituto Cal. Também atua como tradutora, intérprete e professora de inglês. Divide o tempo livre de que dispõe com um livro, quatro gatos gordos, meia garrafa de vinho e milhares de pensamentos sobre quem talvez seja. Quando não encontra nenhuma reposta, medita.
Ao adquirir os livros na Amazon por meio dos links disponibilizados aqui no blog, você não terá custos adicionais e, ao mesmo tempo, estará contribuindo para o conteúdo do blog por meio de uma pequena comissão. Compre o livro clicando aqui. Obrigado!
Gracias por la reseña Tomo notas te mando un beso. https://enamoradadelasletras.blogspot.com/
ResponderExcluirOi Mo, tudo bem?
ResponderExcluirNão sou tão adepta dessa abordagem mais filosófica/auto-ajuda que o livro pareceu transmitir, por isso não sei se incluiria na minha lista de leituras, mas fico feliz que tenha sido uma boa experiência e as lições tenham sido positivas!
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Achei interessante a temática, principalmente porque tenho acompanhado pelo Instagram a viagem de uma produtora de conteúdos pelo Caminho e me encantado...
ResponderExcluirParece um livro muito interessante. Já tinha ouvido falar sobre as peregrinações para Santiago de Compostela e o livro deve ser bem enriquecedor.
ResponderExcluirBjus!!!
Oi Monique!
ResponderExcluirNão conhecia essa obra, ou a autora! Sempre bom ter dicas nacionais maravilhosas!
beeeijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/