Sobre os sentimentos que sentimos de formas diferentes

22 agosto 2023

Sobre os sentimentos que sentimos de formas diferentes

Semana passada estava no velório de uma tia. Aquele tipo de tia maluca, divertida e que parece ter a mesma idade que a gente. Meus primos (filhos dela), estavam calmos. Não havia choradeiras. Até porque, como eles disseram: ela gostaria que estivermos felizes e não tristes em seu velório.

Este dia me fez pensar sobre sentimentos. Na verdade não gosto de ir em velórios por causa disso. Porque, mesmo que já tenhamos passado por algo parecido, é difícil mensurar o sentimento que cada um está sentindo naquele momento. Porque sentimos sentimentos de maneiras diferentes. E uma dor, mesmo que seja por motivos parecidos, nunca é igual.

Isso me faz ter menos ação. Porque eu penso que, qualquer coisa que irei falar, não vai ser suficiente para "tirar" aquela dor do outro. Aquelas frases clichês de que "tenha força", "vai ficar tudo bem", sei lá, pode até piorar... cada um tem seu tempo e seus sentimentos.

O que eu ofereço nesses momentos? Um abraço super verdadeiro. E é incrível o quanto isso faz diferença. E neste velório em particular, quando abracei meus primos, senti o abraço deles muito forte e verdadeiro. Acho que nunca tinha sentido um abraço deles desse jeito. Acho que foi uma reciprocidade de forças. Eles precisavam mais do que eu. Mas com certeza a energia passa entre os dois.


Não importa o que a outra pessoa está passando. Morte, separação, briga, desentendimento. O sentimento da outra pessoa será diferente do seu. Pois somos seres humanos diferentes. E é impossível descrever sentimentos. Imagine então, sentir o que a outra pessoa sente?!

Acho que é sobre isso. O sentir mais do que as palavras. Porque cada um sente de formas diferentes. Alguns sofrem mais, outros menos. Alguns choram e outros não (e nem por isso sofrem mais ou menos). E nesses momentos, cada um tem seu tempo. Não importa o que você fale. Por isso, muitas vezes é bom nem falar nada. Oferecer um abraço verdadeiro é muito mais profundo e acolhedor.

Eu espero que se você está passando por algo difícil, saiba que meu abraço estará sempre aqui. Nem que seja no silêncio do sentir, do apreciar esse pequeno momento. Sem dizer nada, apenas sentir.

14 comentários

  1. Concordo na íntegra. Sentimentos diferentes, dor igual. Belo e sentido texto. Que a senhora, sua tia, descanse em paz
    Feliz semana

    ResponderExcluir
  2. Amei essa reflexão e sinto muito pela sua tia. Espero que Deus conforte o coração de vocês.
    Quanto aos sentimentos é uma situação difícil de expressar em palavras, um abraço sincero e apertado mostra muito mais e depois do acontecido também dar uma ajuda de maneira prática para a familia que está de luto eu acho fundamental. Lavar uma louça, limpar a casa, fazer algo assim que mostra o que se sente também e que mostra o apoio.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Texto lindo e incrível. A morte e o luto fazem parte da vida e temos que saber lidar da melhor forma com eles.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 21 de agosto à 14 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Gostei do texto e concordo bastante sobre cada um sentir as coisas de forma diferente e que abraços verdadeiros fazem a diferença.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Profunda reflexion siempre debemos ser empáticos y estar abiertos a los demás, Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente, ofereço os meus sentimentos.
    Também nunca gostei muito de velórios, mas recentemente precisei ir a alguns. Concordo muito com o que você pontuou: há uma ideia geral de como deve ser o luto e como os velórios devam ser, mas cada pessoa experimenta o luto de uma forma e isso tem relação tanto com questões de cada pessoa, quanto com a vida que a pessoa falecida levou.
    Particularmente, acho que quando uma pessoa leva uma vida e tem uma passagem que permite velórios "tranquilos" como o que você relatou, acho muito impressionante e penso que gostaria que, quando chegar a minha vez, seja assim também.

    ResponderExcluir
  7. Também acho que os sentimentos nesse momento são complicados. Eu nunca sei o que fazer quando as pessoas estão chorando, ainda mais nessas situações.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  8. Que bonita mensagem. E muito importante. O sentir mais do que palavras mesmo....

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Monique
    Que Deus conforte teu coração e dos teus primos, perder alguém que amamos não é fácil, cada pessoa reage de uma forma, um abraço verdadeiro é algo precioso de receber nesses momentos, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei demais do que você escreveu e concordo plenamente.
    Somos todos diferentes e reagimos de maneira diferente.
    Alguns sentem mais que outros também.
    E um abraço de verdade faz a diferença!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Monique!
    Sinto por sua perda, mas achei bem bonito a maneira como vocês lidaram com a situação.
    Madura e cheia de amor, o que é mais importante.
    grande beijo no seu coração
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Que reflexão maravilhosa, encantadora, fiquei reflexiva e foi bonita a forma como descreveu tudo. Meus Sentimentos

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  13. É verdade Monique, cada um processa a dor e o luto de formas diferentes. Nem sempre é através do choro, do desespero... e um abraço forte e sincero vale mais do que muitas palavras, dependendo da situação. <3

    ResponderExcluir
  14. Oi Mo, tudo bem?
    Lindo texto, acho que é um ótimo exercício sobre empatia, no fim das contas. Meus sentimentos pela perda da sua tia. <3
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir

Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter