June Hart tinha uma rotina comum: ela vivia na praia, estava em um relacionamento amoroso com Griffin Hapler há 10 anos, era proprietária de uma casa de chá – beirando a falência –, e não falava mais com Levi, melhor amigo de infância, desde que começara a namorar.
Mas a vida pacata da protagonista do romance contemporâneo Como se vingar do seu ex, escrito pela best-seller do New York Times Emma Lord, muda drasticamente quando Griffin termina com ela durante o reality show Business Savvy – no qual ele declara seu amor para uma participante do programa e faz June chorar em rede nacional, transformando-a em um meme ambulante. Afinal, o caso repercute nas redes sociais e a moça fica conhecida como “Menina Chorona”.
Do outro lado, Levi Shaw, ex-melhor amigo de June, vive um escândalo público parecido. Noivo da corretora de imóveis Kelly Carter, o rapaz descobre, por meio dos tabloides, estar sendo traído pela parceira, que se envolveu com o astro do cinema Roman Steele.
É em meio a essas desilusões amorosas humilhantes que o destino dos protagonistas volta a se esbarrar após uma década, quando Levi decide voltar para a cidade natal de Benson Beach, a fim de tentar retomar o antigo sonho de ser escritor.
Porém, quando Levi e June se reencontram, um fã do reality show tira uma foto dos dois juntos e publica na internet, viralizando nas redes. Assim, nasce o rumor de que eles estão namorando e ambos passam a ter inúmeros fãs, que os denominam de “Ex Vingativos”.
[...] — Imagina o seguinte: vocês dois saem num monte de encontros de mentirinha tão fofos que chega a dar nojo. June continua com esse embalo absurdo de bolinhos ingleses, e oba! Salva a Orla do Chá. Vocês mostram para os seus ex o que eles estão perdendo, porque vocês são dois grandes gostosos. E eu ganho uma bolada como sua fotógrafa exclusiva para poder usar meu tempo valioso trabalhando nas minhas matérias. Todo mundo se dá bem [...] (Como se vingar do seu ex, p. 53)
O que parecia ser um novo escândalo vira uma oportunidade para os protagonistas, quando Sana, jornalista e amiga de June, propõe que os dois finjam estar em um relacionamento de mentirinha. Primeiro, porque agora eles somam muitos seguidores que podem ajudar a reestabelecer a loja de chás da moça; segundo, Sana precisa de um furo de reportagem para alavancar a própria carreira; e, por último, para que os amigos possam se vingar à altura de seus respectivos ex. Sem ter nada a perder, Levi e June aceitam prontamente a ideia e embarcam em um Fake Dating apaixonante.
Ao bom estilo friends-to-lovers, Como se vingar do seu ex, publicado no Brasil pela VR Editora, vai muito além de um clichê romântico sobre revanche amorosa. Ao longo da história, a também autora de Tweet Cute (Plataforma21) traz reflexões sobre luto, representatividade LGBTQIAPN+, relacionamentos tóxicos, a importância de compreender as próprias emoções e como lidar com leveza perante às adversidades.
Com uma escrita sensível e bem-humorada, Emma Lord mostra que, embora a vingança possa parecer atraente em momentos de dor e traição, ela não é o caminho para a cura: só é possível superar um coração partido ao praticar o autoconhecimento, valorizar o amor-próprio, aprender a perdoar e ter coragem para recomeçar a vida.
Postar um comentário
Espero que tenha gostado da postagem. Também vou adorar ler sua opinião.
Não deixe de seguir o blog nas outras redes: Instagram | Youtube | Facebook | Twitter